#ELEIÇÕES – Marcos Rocha tem 14 dos 24 deputados estaduais

Na coletiva de imprensa na noite de ontem (28), após 100% da apuração dos votos nas urnas, que anunciaram de forma online os 530 mil votos que consagraram o Coronel Marcos Rocha (PSL) como o novo Governador do Estado de Rondônia. O homem da mais alta patente do Estado Democrático de Direito, ao exercer o seu papel como chefe do Poder Executivo no próximo ano na administração pública estadual, irá precisar de apoio da Assembleia Legislativa para equilibrar a contenção de despesas com base no ordenamento legislativo dos demais poderes e órgãos auxiliares de Rondônia.
Para manter o equilíbrio político-jurídico, o novo Governador de Rondônia declarou neste domingo (28) que dos 24 deputados estaduais, 14 estão com ele na recessão, na austeridade. Mas, principalmente na contemplação de serviços básicos aos 52 municípios do Estado.
– No primeiro turno eu já havia participado de reuniões com esses deputados. Neste 2º turno eles endossaram nossa campanha de maneira voluntária, sem troca de barganha política. Os nossos objetivos são semelhantes, ou seja, é ajudar o sistema de saúde, da segurança e da educação imediatamente – disse o novo governador Coronel Marcos Rocha referindo-se ao apoio da maioria dos deputados da ALE/RO.
O novo governador do Estado de Rondônia Coronel Marcos Rocha, com essa base política tem como premissa buscar soluções plausíveis para o setor econômico desta área da região Norte do Brasil. A crise financeira que o país passa, será na era Bolsonaro um dos argumentos mais mencionados na retórica nacionalista dos integrantes do THE MOVIMENT (O movimento), que vem promovendo pelo mundo o nacionalismo econômico e o populismo da extrema direita.
Sobretudo, na retirada de recursos financeiros dos demais poderes, que garantem as mordomias de graúdos funcionários públicos espalhados pelos legislativos, executivos e judiciários do Brasil. Em âmbito estadual, a dívida do Beron de 11 milhões que serão cobrados em 240 meses aos cofres de Rondônia, vem massacrando o sistema fazendário do Estado. A distribuição do orçamento anual do Estado que chega as cifras dos R$ 8 bilhões vai ter um olhar especial, pois retirar os recursos financeiros dos poderosos dos poderes será uma verdadeira batalha legislativa.
– Nos unimos em prol do povo e não em benefício a um grupo. Eu vou fazer o que é melhor para a sociedade, pois o que eu quero para os meus filhos e minha mulher, eu quero para Rondônia – Ressaltou em coletiva de imprensa o novo governador do Estado de Rondônia Coronel Marcos Rocha.