VEREADORES REALIZAM REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE SAÚDE E SUGERE AÇÕES PARA MINIMIZAR IMPACTOS DO CORONAVÍRUS

Vereadores que compõem a Câmara Municipal de Ariquemes se juntaram a foram a Porto Velho, onde mantiveram uma reunião com o Senhor Fernando Rodrigues Máximo – Secretário Estadual de Saúde, para obter informações e esclarecimentos a respeito da atual pandemia da Covid-19 (Coronavírus), que já atinge o município. Na ocasião foi entregue ao secretário um oficio com a narrativa de intenções, assinada pelos Vereadores RICARDO MEDEIROS, LORO DA SUCAM, NATAN LIMA E TIAGO VIOLA, e LANO MATIAS, com sugestões de ações que julgam prioritárias para contribuir no enfrentamento da doença.
Dentre das propostas apresentadas é a criação de um banco de dados com o cadastro de profissionais da saúde para atuar de forma voluntária durante a pandemia. A relação desses voluntários seria encaminhada ao Executivo contendo perfil e disponibilidade de cada voluntário.
O documento ainda inclui a atuação ativa dos vereadores de ouvir as reivindicações dos servidores, sobretudo da área da saúde, em seu trabalho de fiscalização. Uma última sugestão é a comunicação com a população pelas redes sociais dos parlamentares para divulgação de informações e esclarecimento de dúvidas.
Após a reunião pública, os Vereadores da Câmara, se comprometeram em protocolou ofício a prefeita Carla Redano, indicando a Comissão da Saúde do Legislativo para compor o Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, de forma a contribuir com os trabalhos.
Esclarecimentos
A reunião foi idealizada pelo Vereador Ricardo Medeiros que remanescente da Saúde e conhece perfeitamente os caminhos a serem seguidos em um momento tão crucial como este que ora estamos vivendo. Participaram os Vereadores Loro da SUCAM, Natam Lima e Tiago Viola, e Lano Matias. Os parlamentares presentes fizeram perguntas ao secretário com relação às ações tomadas no município. Questionado pelo vereador RICARDO MEDEIROS a respeito do atendimento a patologias clínicas não relacionadas ao coronavírus, o secretário explicou que estão sendo atendidos os casos de urgência encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O munícipe que não se sentir seguro em se deslocar ao local para a coleta de exames, poderá ter essa data prorrogada. O atendimento de consultas pré-natal e pediátricas também está mantido.
O vereador Loro da SUCAM perguntou quais os critérios adotados na realização de testes para confirmar ou excluir a contaminação de munícipes pela Covid-19. Segundo o secretário, estão passando por testes de laboratório pacientes internados ou em estado grave – aos demais a recomendação é a quarentena ou isolamento social. Tais medidas são para evitar que os laboratórios credenciados fiquem sobrecarregados.
O número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para acolher pacientes foi questionado pelo vereador Natan Lima. A informação é que atualmente a cidade conta com leitos adultos e outros pediátricos, mas que serão criados mais leitos de terapia intensiva para o tratamento da Covid-19.