Sobe para 37 o número de mortos em ataque de drones russos na região de Kiev

29 de agosto de 2026 18

Subiu para 37 o número de mortos em um ataque de drones russos durante a madrugada deste sábado (29) na região de Kiev, na Ucrânia, segundo autoridades ucranianas. Dezenas de pessoas ficaram feridas, e mais de 370 foram retiradas da área atingida na vila de Myla, no distrito de Bucha.

De acordo com as autoridades, um drone atingiu um armazém, provocando uma grande detonação que causou um dos episódios mais letais registrados na região nos últimos meses.

A explosão provocou danos significativos à infraestrutura ao redor.

Entre os locais afetados estão prédios residenciais e uma instituição de longa permanência para idosos.

As equipes de resgate continuam trabalhando no local, e as autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.

Investigações por suspeita de negligência

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a explosão levou à abertura de investigações criminais por suspeita de negligência de autoridades responsáveis pelo armazenamento das munições.

"Existem regulamentações em vigor – munições não podem ser armazenadas perto de casas ou outras áreas residenciais. Certamente, as conclusões apropriadas serão tiradas", escreveu Zelensky na rede social X.

O presidente também prometeu responsabilizar os envolvidos. "Aqueles que permitiram que isso acontecesse devem ser responsabilizados por suas decisões", afirmou.

Segundo Zelensky, esta é a segunda explosão provocada por um ataque russo a um depósito de munições na região de Kiev em cerca de dois meses. Em julho, um episódio semelhante em Vyshneve deixou dez mortos e centenas de casas danificadas.

Ataques entram no terceiro dia seguido

O ataque ocorreu durante o terceiro dia consecutivo de ofensivas aéreas russas contra Kiev e arredores.

Segundo Zelensky, outras nove regiões da Ucrânia também foram alvo de bombardeios durante a madrugada, enquanto a capital permanece sob ataques quase ininterruptos de drones de alta velocidade.

Na manhã deste sábado, as sirenes voltaram a soar em Kiev pelo terceiro dia seguido, enquanto a Força Aérea ucraniana alertava para novas ondas de drones em direção à cidade.

As autoridades também registraram novas vítimas em ataques ocorridos ao longo do dia. Segundo o governador regional, Tymur Tkachenko, uma adolescente de 14 anos morreu em um ataque de drone no distrito de Boryspil.

Já o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou que uma menina de 2 anos morreu após destroços de um drone abatido atingirem a capital.

A Rússia tem intensificado sua campanha aérea contra a Ucrânia, com o uso crescente de mísseis balísticos e drones de alta velocidade, mais difíceis de interceptar pelos sistemas de defesa antiaérea ucranianos.

*Com informações da agência Reuters e AFP

Fonte: Por Redação g1 — São Paulo