Servidor público de Rondônia é condenado a pagar R$ 48 mil por entregar carro oficial a lavador sem habilitação

11 de dezembro de 2024 92

Coordenador de Transportes do Hospital Regional de Cacoal teve decisão reformada pelo TJRO após acidente com veículo do Estado

Em uma decisão recente, a 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) determinou que um servidor público deverá ressarcir os cofres públicos em R$ 48.853,00 por danos materiais causados a um veículo oficial.

O caso, julgado entre 2 e 6 de dezembro de 2024, refere-se a um incidente ocorrido em 2017, quando o servidor, que ocupava o cargo de Coordenador de Transportes no Hospital Regional de Cacoal, entregou um carro oficial a um funcionário de lava-jato não habilitado.

 

De acordo com o processo (Apelação Cível n. 7000091-92.2022.8.22.0007), o funcionário do lava-jato, sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, envolveu-se em um acidente com o veículo, causando prejuízos ao patrimônio público. A decisão, que reformou a sentença de primeira instância, foi baseada no entendimento de que houve conduta imprudente por parte do servidor.

O desembargador Daniel Lagos, relator do caso, destacou em seu voto que "o simples fato de o apelado ter confiado a direção a terceiro, que não é servidor público, já caracteriza a violação da norma de condução dos veículos oficiais". O magistrado enfatizou ainda que o servidor agiu com descuido ao não verificar se o trabalhador possuía habilitação para conduzir veículos.

O julgamento contou com a participação dos desembargadores Daniel Lagos, Glodner Pauletto e do juiz Adolfo Theodoro Naujorks Neto, que decidiram, em sessão eletrônica, pela reforma da sentença inicial e condenação do servidor.

Com informações do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)

Fonte: ALAN ALEX
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .