PF desmonta esquema de R$ 8,1 milhões que enviava brasileiros aos EUA. Veja vídeo

3 de dezembro de 2025 35

Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (3/12), a Operação Monterrey para desarticular um esquema milionário de tráfico de migrantes que atuava a partir do Vale do Aço, em Minas Gerais.

O grupo aliciava brasileiros interessados em tentar a sorte nos Estados Unidos e organizava toda a rota clandestina até a travessia da fronteira com o México.

As investigações começaram após denúncias recebidas pela PF sobre um contrabandista de pessoas que operava em Ipatinga (MG).

De acordo com a PF, ele não agia sozinho, havia uma estrutura organizada, com função definida para cada integrante, responsável pelo aliciamento, transporte, hospedagem, falsificação de documentos e movimentação financeira

Esquema milionário

Segundo a Polícia Federal, 63 vítimas já foram identificadas. A maioria pagou valores altos pela promessa de chegar ao território americano.

O trajeto imposto pelo grupo incluía vários países da América Central, longas caminhadas por regiões de mata e, em alguns casos, a contratação de coiotes no México.

Nesta quarta, policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Ipatinga e Santana do Paraíso, em endereços ligados a cinco investigados.

A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores que somam R$ 8,1 milhões, resultado do lucro obtido pelo esquema.

Além do crime de promoção de migração ilegal, os suspeitos poderão responder por lavagem de dinheiro, usura, porte ilegal de arma e falsificação de documentos públicos.