Lenha na Fogueira com 100 anos do Teixeirão, Lei Aldir Blanc e o espetáculo para crianças sobre as queimadas na Amazônia
Ontem dia 1º de junho o grande governador de Rondônia Cel. Jorge Teixeira de Oliveira – TEIXEIRÃO se vivo fosse, completaria 100 anos de vida.
***********
Acompanhando algumas histórias que os historiadores publicaram sobre a vida de Jorge Teixeira, me lembrei de alguns momentos que passamos juntos.
**********
Só, que quando o Cel. Estava com a gente: Eu, Bainha, Careca, Jorge Andrade e outros, não gostava que a gente o tratasse como governador.
**********
Na maioria das vezes, nossos encontros aconteciam no quintal da residência do Beto Botelho coordenado pelo Teobaldo Viana e sempre esses encontros aconteciam, acompanhados de vasto almoço (sem frescura e sem protocolo), regado a muita pinga e muito samba:
*********
Era proibido se falar em trabalho, mais ainda, tratar o Coronel como governador. O negócio era no informal mesmo.
*********
Quem sempre estava nesses encontros, era o ‘maninho’ Walter Bartolo. Na realidade, a residência do Beto até hoje, é na rua Três e Meio e o Walter também morava por ali.
**********
Passávamos a tarde de sábado, tocando e cantando samba, Teixeirão tocava pandeiro (muito bem).
***********
Foram várias tardes de sábado, memoráveis aquelas com a presença do Cel. Jorge Teixeira. Lembranças de um tempo muito bom! Devo dizer, que éramos liderados pelo BAINHA. Saudades do TEIXEIRÃO!
*********
Mudando de assunto:
***********
Perdemos as 23h30 de segunda feira dia 31.05.2017, minha querida cunhada Edna Miranda Jorge dos Santos.
**********
Edna viúva do meu irmão Bianor Santos, há alguns anos se dedicava a Casa de Oração onde recebia os fiés para juntos, orarem pelos irmãos. Edna estava com 82 anos de idade. Nossas condolências as filhas: Maria Aparecida – Cida e Liene dos Santos nossas sobrinhas.
***********
Sobre a Lei Aldir Blanc: Congresso derruba os Ventos do Presidente Bolsonaro. Com isso é liberado o uso dos recursos restantes da Lei Aldir Blanc,
Espetáculo para crianças sobre as queimadas na Amazônia
Abrindo o mês de junho, segue em cartaz no Palco Virtual para Crianças, o espetáculo Histórias da Floresta, que integra o projeto Contos de Papel, idealizado pela contadora de histórias Isis Madi e a artista Clara de Cápua. Ele fica em cartaz no site e no YouTube do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural), com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição, até às 15h do dia 19.
No dia 5, às 11h, no IC para Crianças, a cantora Mairah Rocha, percussionista e educadora musical, integrante do grupo Barbatuques, constrói com o público um tambor, utilizando bexiga e uma baqueta com materiais encontrados em casa. Esta temporada do IC para Crianças gira em torno da música e das diversas possibilidades lúdicas com os sons criados a partir do corpo e da voz ou com instrumentos construídos com objetos encontrados em casa. Mais aulas desta temporada podem ser conferidas em https://www.youtube.com/watch?v=QqqI3Aja52A .
O ponto de partida de Histórias da floresta é a indagação de uma criança sobre a fumaça de uma queimada na Amazônia em 2019. Ela quer saber por que o Curupira não fez nada. A partir daí, é narrada uma viagem para a maior floresta tropical do mundo, onde apareceram seres surpreendentes e misteriosos.
Sobre os participantes
Mairah Rocha é cantora, percussionista e educadora musical. Iniciou seus estudos musicais ainda criança e ao longo dos anos estudou piano, violão, gaita, canto e percussão. Desde 2000 é integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques, com quem tem se apresentado em diversas cidades, dentro e fora do Brasil. Formada em Canto Popular pela Faculdade Santa Marcelina, também atua há mais de 10 anos como professora de musicalização em diversas escolas em São Paulo. É co-autora dos livros Brincadeirinhas Musicais - Livro do Professor - 2 Anos e Brincadeirinhas Musicais - Livro do Professor - 3 Anos, da coleção Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada.
Por cinco anos foi backing vocal da banda de reggae Afetos. Como cantora, participou do Grupo Cardume, Tricô e Seus Cometas e como percussionista e vocalista, dos grupos Comadre Fulozinha, Baque Bolado" e Olho da rua. Já cantou em discos de compositores como Joao Bá, Péricles Cavalcanti, Zeca Baleiro, Lu Horta, Éder O Rocha, Manu Maltez e Grupo Cardume, Mariana Aydar, Pipo Pegoraro, Katya Teixeira, Bruno Moraes e Iara Rennó. Como backing vocal, também cantou em shows ao lado de Hélio Ziskind, Renata Rosa, Helô Ribeiro, Massa Rock e Marina Pittier.
Contos de Papel é um projeto idealizado pela contadora de histórias Isis Madi e pela artista Clara de Cápua em 2018 para investigar a relação entre narrativa oral e ilustração, criando jogos de cena que extrapolam os recursos teatrais e colocam a tecnologia e suas ferramentas como aliadas do processo criativo. A versão presencial já esteve nos Sescs Jundiaí, Santo Amaro, Rio Preto e outros. Com o novo espetáculo do repertório, Histórias da Floresta, realizou em março e abril de 2021 uma temporada online com o apoio da Lei Aldir Blanc.
SERVIÇO:
Dia 5 de junho (sábado), às 11h
IC para crianças Com Mairah Rocha
Em www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural
Classificação: livre
Acessível em Libras
MAIS LIDAS
Cármen, Kassio e Toffoli serão "fiéis da balança" em sessão sobre Moraes
Nome de operação da PF contra Lulinha incomoda entorno de Lula
Os nomes do PT que correm por fora para suceder Lula
LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)
Colaborador do Que Notícias, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com
