Governo Federal 22/11 emite comunicado sobre 13º salário

O 13º salário, também conhecido como “gratificação natalina”, desempenha um papel significativo na vida financeira dos trabalhadores no Brasil. Oficializado em 1962 durante o governo de João Goulart, este adicional salarial é mais do que um benefício; ele representa uma forma vital de complementar a renda anual dos trabalhadores. Entender sua origem e propósito pode ajudar na gestão financeira pessoal e evitar problemas comuns no início de um novo ano.
Tradicionalmente pago em duas parcelas, nos meses de novembro e dezembro, o 13º salário injeta uma quantidade substancial de dinheiro na economia brasileira. É uma oportunidade para muitos quitarem dívidas, economizarem para despesas futuras ou até mesmo realizarem sonhos adiados. Contudo, a gestão adequada deste recurso é fundamental para evitar dificuldades financeiras nos meses seguintes.
Quando Surgiu o 13º Salário?
Instituído pela lei nº 4.090, o 13º salário surgiu como uma resposta às necessidades dos trabalhadores em um período de inflação elevada que corroía o poder de compra. A medida, embora inicialmente contestada por empresários e economistas, provou ser benéfica não apenas para os trabalhadores, mas também para a economia como um todo, injetando bilhões de reais anualmente.