Garrincha completaria 83 anos neste sábado

28 de outubro de 2017 667

Há quem diga que ele não se daria bem no futebol atual. Seria incompreendido. Mas a verdade é que o homem de pernas tortas desafiava a física com a bola nos pés e driblava adversários com maestria e elegância. Um gênio. Sempre na lista dos 10 maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Foi incrível. O maior de todos os dribladores no futebol. Do distrito de Pau Grande, em Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro, Garrincha ou Manuel Francisco dos Santos conquistou o mundo. O craque, dos maiores ídolos do Botafogo e da seleção brasileira, completaria 83 anos de idade neste sábado, dia 28 de outubro.

Ele dividiu com Pelé o protagonismo em muitas partidas. Com os dois juntos em campo, a equipe Canarinho nunca perdeu.

Bicampeão do mundo (58 e 62), Garrincha foi destaque nas duas campanhas. Em 1966 teve pouca sorte. Com a derrota para Portugal, o Brasil terminou apenas em 11º. Foram 10 anos defendendo as cores verde e amarela, em 60 jogos. Desses, 52 vitórias, sete empates e só perdeu uma. Marcou 17 gols, cinco deles em Copas do Mundo.

No mundial do Chile, em 1962, com a contusão de Pelé, Garrincha foi um dos grandes nomes da equipe brasileira, marcando quatro gols importantes, dois nas quartas de final, contra a Inglaterra (3x1), e dois na semifinal, contra os donos da casa (4x2).

Faleceu antes do tempo, aos 49 anos, em 20 de janeiro de 1983, vítima de cirrose hepática.