Encontro debate caminhos e desafios da terapia renal no Brasil

12 de fevereiro de 2026 22

O número de brasileiros em diálise voltou a crescer de forma expressiva e acendeu um alerta para o sistema de saúde. Em apenas um ano, houve um aumento de quase 10% no número estimado de pacientes em tratamento no país, que passou de 157.357 em 2023 para 172.585 em 2024, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Nos últimos dez anos, o crescimento chega a quase 55%.

O cenário se torna ainda mais preocupante diante do fato de que apenas uma parcela dos pacientes com insuficiência renal consegue acesso a diagnóstico precoce ou acompanhamento adequado.

É nesse contexto de avanço da doença e de desafios estruturais no cuidado que o Metrópoles, em parceria com a Nefrostar, promove, em 3 de março, no Brasília Palace, o talk “O futuro da diálise no Brasil”.

A proposta do evento é ampliar o diálogo sobre a terapia renal a partir de diferentes perspectivas, reunindo especialistas, gestores, representantes do poder público e pacientes.

Os interessados poderão acompanhar o evento presencialmente, de forma gratuita, no Brasília Palace Hotel. Para participar, basta fazer a inscrição por meio deste link.

Um panorama da diálise no Brasil

Ao longo do encontro, o público terá acesso a um panorama histórico e atual da diálise no Brasil, com destaque para a evolução dos tratamentos e as principais tendências debatidas nos cenários nacional e internacional.

Os especialistas abordarão o papel da ciência e da pesquisa clínica no aprimoramento das terapias renais e os impactos diretos dessas inovações na qualidade de vida dos pacientes.

A programação também contempla reflexões sobre qualidade e segurança no tratamento dialítico, discutindo padrões assistenciais, incorporação de boas práticas e os desafios enfrentados pelos serviços de saúde para se manterem atualizados diante dos avanços tecnológicos e científicos.

Assista ao vivo no YouTube:

 

Talk “O futuro da diálise no Brasil” – Caminhos, desafios e inovação na terapia renal

 

Voz do paciente e experiência clínica

O primeiro painel, intitulado “Oportunidades e desafios no tratamento de pacientes renais crônicos”, contará com a presença da Dra. Christiane Akemi Kojima, médica nefrologista com atuação na assistência e na gestão de clínicas especializadas em terapias renais.

Mestre e doutora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professora de Medicina na Universidade Paulista de São Paulo, foi responsável pela implantação do sistema de matriciamento em nefrologia nas unidades do AME Bauru e AME Itapetininga.

Junto com ela, participa do painel Eric Lopes, paciente com doença renal crônica que compartilha a trajetória e experiência com diferentes modalidades de tratamento. Diabético desde a adolescência e convivendo há oito anos com a doença renal crônica, ele contará a história pessoal, marcada por vários tratamentos, incluindo hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e hemodiafiltração (HDF).

Hoje, com a rotina retomada, ele transforma a história em um relato de superação que inspira quem também convive diariamente com os desafios da doença.

O futuro e a modernização da diálise

Reunindo nomes de referência da nefrologia brasileira, o segundo bloco do evento será dedicado ao tema “O futuro da diálise: caminhos para a modernização do tratamento”.

A Dra. Maria Eugênia F. Canziani, médica nefrologista, professora da Unifesp, referência em pesquisa clínica e autora de mais de 180 artigos científicos, abordará as transformações no cuidado ao paciente com doença renal crônica e o papel da pesquisa clínica na construção de terapias mais eficazes e seguras.

Investigadora principal em mais de 40 ensaios clínicos patrocinados, também é membro do Comitê de Anemia da Sociedade Latino-Americana de Nefrologia e Hipertensão.

Já a Dra. Rosilene Motta Elias, médica nefrologista e pesquisadora com ampla atuação em métodos dialíticos e inovação com mais de 100 artigos publicados, contribuirá com reflexões sobre métodos dialíticos, inovação e os desafios para ampliar o acesso a tratamentos de alta qualidade no país.

Em 2007, recebeu a premiação de Melhor Trabalho Científico no 2º Congresso Multidisciplinar de Acesso e, em 2022, o Prêmio Vanda Jorgettide de melhor trabalho na área de Doença Mineral e Óssea, ambos dados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Olhar institucional e agenda de longo prazo

Além do viés científico e assistencial, o encontro terá um olhar institucional sobre os desafios estruturais do sistema de saúde, discutindo a importância da articulação entre setor público, iniciativa privada e sociedade civil.

Ao reunir diferentes vozes e experiências, o evento busca ir além do debate pontual e se posiciona como um espaço de articulação e reflexão qualificada para fortalecer a pesquisa, incentivar o desenvolvimento de novas soluções e promover avanços concretos na atenção aos pacientes renais.

Programação

  • 9h30 às 10h – Credenciamento
  • 10h às 10h30 – Painel 1: Oportunidades e desafios no tratamento de pacientes renais crônicos
  • 10h30 às 11h30 – Painel 2: O futuro da diálise: caminhos para a modernização do tratamento
  • 11h30 às 12h – Coffee Break de encerramento

Talk “O futuro da diálise no Brasil”

Data: 3 de março de 2026 (terça-feira)
Horário: 10h às 11h30
Local: Brasília Palace Hotel (SHTN Trecho 1, Conjunto 1 – Brasília/DF)

Inscrições gratuitas por meio deste formulário.

Transmissão ao vivo pelo YouTube do Metrópoles.

Fonte: METRÓPOLES