CONSUMIDORES FAZEM QUEIXAS AO PROCON CONTRA ÁGUAS DE ARIQUEMES

31 de outubro de 2019 1157

Consumidores e lideranças comunitárias apresentaram queixas relacionadas a serviços prestados pela Águas de Ariquemes, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município de Ariquemes, os consumidores diretamente afetados pelos abusos praticados pela concessionária se dirigiram até a Sede do PROCON para prestarem queixas.

A reportagem do site www.quenoticias destacou que a ação é positiva para buscar soluções e elencou os principais pontos das reivindicações feitas pelos moradores. “A população já não consegue pagar todas as contas. Quero pedir, de coração, que a equipe da Águas não aplique multas sem notificar, sem explicar, que veja a questão do tempo para religar a água, que hoje está muito demorado”. Temos recebido muitas reclamações que sobre falta de água em alguns bairros. pontua o jornalista.

A consumidora Ana Mota Paranhyos que compareceu ao PROCON e reclamou da conta que subiu da média de R$ 150 mensais para R$ 510, com vencimento em janeiro deste ano. “Liguei para a empresa e ficaram de procurar vazamento, mas não encontraram. Somos em apenas três pessoas na minha casa. Não tem como justificar que por conta do calor teve esse aumento todo”, afirmou.

A consumidora Suely reclamou que, no ano passado, teve a água de seu imóvel cortada sem notificação prévia e sem qualquer explicação. As equipes foram ao local e limitaram-se a informar que o corte estava correto, aplicando multa de R$ 700. “Não podemos ficar sem água. Então, estamos parcelando e pagando. Nunca se corta água assim. Não provaram que mexemos no hidrômetro”, disse.

Neste caso, não é correto multar ou suspender fornecimento sem notificação, resta saber se as equipes da concessionária receberam treinamento para promover atendimento humanizado, prestando todos os esclarecimentos.

Outros pontos questionados pelos consumidores junto ao PROCON são quanto à questão acerca do ar que passa pelo hidrômetro. Outra reclamação pertinente se refere a demora na religação da água em alguns casos leva mais de 72 para a efetivação dos serviços. “Acho muito tempo para um serviço essencial”, afirmou a equipe de reportagem.

A Câmara tem sido protagonista nas discussões sobre serviço prestado pela concessionária e já conseguiu instalar duas CPIs para atender as reclamações que recebe em relação à Águas. São vastas as reclamações que se alastram no PROCON sem que ainda tenha sido obtido uma ação satisfatória, cremos que falta um “clik” para que o Ministério Público entre no caso, pois, é essa sua função defender a coletividade. O que falta?  E mais onde fica a AMR nesta questão?