Confúcio quer Ieda Chaves como vice na corrida pelo governo; e em nome de Rocha, Gonçalves reafirma fidelidade a Bolsonaro
A PEQUENA GRANDE MUDANÇA: LEI COMEÇA A ACABAR COM A INDÚSTRIA DO GUINCHO EM TODO O PAÍS
Desde o último dia 16 de novembro, ocorreu uma grande mudança na lei do trânsito no Brasil, embora a divulgação do assunto não tenha recebido o espaço que merece. Lei aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, acabou de vez com o que se chamava, país afora, de “indústria do guincho”. Obviamente que não se pode generalizar, mas muitas empresas que trabalham para os Detrans faturavam, todos os anos, uma grana muito alta, trabalhando em conjunto com agentes de trânsito, nas blitz realizadas nos milhares de municípios brasileiros e também em rodovias estaduais e federais. Na grande maioria dos casos, o motivo do guinchamento dos veículos era por atraso no pagamento do IPVA e outras taxas, mas a apreensões se estendiam também para o veículo que estivesse com algum problema pequeno, como luzes ou até os “pisca-pisca” com defeito.
O motorista ou o dono do veículo tinham que pagar multa, o veículo era guinchado (com valores que, em Rondônia, se aproximam dos 400 reais) e, mais que isso, ainda era cobrada a diária do tempo em que os carros ficavam nos pátios do Detran ou em vários terceirizados. É claro que a lei tem ainda muitos furos, o que continuará permitindo que ao menos parte da “indústria do guincho” se mantenha. Uma das alternativas para que o carro seja ainda guinchado, é em casos em que há risco para a segurança do veículo. Como quem vai decidir isso é a autoridade policial, os mais pessimistas acham que a tendência é que o não guinchamento seja exceção, infelizmente.
etrans brasileiros (e o de Rondônia está longe de ser exceção à regra) se transformaram em máquinas de fazer dinheiro. A arrecadação, com toda a parafernália tributária, que se aplica ao bolso do pobre e já espoliado contribuinte, é algo inacreditável. Um exemplo simples se relaciona com o IPVA, cobrado todos os anos. Ou seja, pagamos anualmente por um produto que compramos e já pagamos todos os impostos, taxas e os famosos “emolumentos”. Pagamos preços absurdos por vistorias, emplacamentos, placas (que não podem ser compradas pelo contribuinte, mas sim apenas pelos preços abusivos, cobrados por empresas credenciadas) e, até agora, ainda bancávamos os constantes abusos relacionados com os guinchos e diárias. A nova lei em vigor é um pequeno, mas importante avanço. Contudo, é apenas uma gota d´água na exploração, que os governos de todos os tamanhos cometem contra os donos de veículos no nosso país. É um passo, mas a caminhada, para acabar com toda essa inacreditável situação ainda será longa.
ELUCUBRAÇÕES PARA 2022: CONFÚCIO TRABALHA PARA COOPTAR IEDA CHAVES COMO SUA VICE, NA CORRIDA AO GOVERNO
Não é só o senador Marcos Rogério que, se candidato ao governo do Estado, vai tentar atrair o apoio do prefeito Hildon Chaves e da primeira dama, Ieda Chaves, para o seu lado. Ter Ieda como vice, numa chapa majoritária, é também o sonho político do MDB. Fontes ligadas ao senador e ex-governador Confúcio Moura, garantem que ele também vai trabalhar, caso confirme sua candidatura, para ter Ieda Chaves como companheira de chapa. A primeira dama da Capital, por si só, já se tornou uma personalidade importante da nossa política, pelo seu carisma e por seu trabalho social de grande vulto. Além disso, a administração do marido tem sido bastante positiva. Porto Velho está sendo transformada para melhor em vários setores. O que não se sabe ainda é se Hildon pensa em se candidatar ao Governo, ao Senado ou à Câmara Federal. Mas que tanto o Prefeito de Porto Velho como a primeira dama andam sendo cortejados por vários grupos políticos, para uma parceria forte para 2022, não há qualquer dúvida. Por enquanto, tanto quanto Hildon, Ieda Chaves não dá nenhuma indicação sobre seus planos relacionados com a política, no ano que vem.
MAIS LIDAS
Dólar ronda R$ 5,60 após dados de emprego dos EUA; Ibovespa sobe
Gaeco investiga esquema que movimentou R$ 316 milhões na Novacap

OPINIÃO DE PRIMEIRA (SERGIO PIRES)
Colaborador do www.quenoticias.com.br: Sérgio Pires, experiente jornalista e que escreve a coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA no jornal Estadão do Norte. Atua também na TV Candelária, onde apresenta aos sábados o programa Candelária em Debate e diariamente o "PAPO DE REDAÇÃO" na rádio Parecis FM. Contato através e-mail: ibanezpvh@yahoo.com.br / celular: 81 24 24 24