Cominho: Veja os importantes benefícios para sua saúde
De origem egípcia, o cominho é uma das especiarias mais populares na culinária da Índia, México e Oriente Médio. O cominho é um tempero que proporciona um aroma forte, único e relaxante. Além do seu sabor marcante — que dá um toque especial às refeições — o cominho possui diversos benefícios para saúde. O cominho é uma excelente fonte de ferro, fibra alimentar, proteína e minerais.
As partes utilizadas do cominho são as folhas e as sementes. O cominho pode ser utilizado basicamente de 3 maneiras:
- As folhas podem ser usadas para preparar o chá.
- As sementes também são utilizadas para fazer chá e na preparação de alguns alimentos como, por exemplo, licores.
- O pó de cominho, que são as sementes moídas, é usado na culinária.
Benefícios do Cominho
- Bom para digestão: As sementes do cominho ajuda na secreção de enzimas pancreáticas, que auxiliam na digestão e ajudam na absorção dos nutrientes. Auxilia também na secreção de ácidos biliares.
- Bom para a memória: O cominho ajuda a manter a acetilcolina no cérebro, que ajuda a reter a memória. Contém antioxidantes que são úteis para melhorar a memória. Também auxilia para uma mais rápida recuperação em casos de amnésia.
- Bom para pele: Contém vitamina E que ajuda a manter a pele saudável e jovem. Tem também propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam tratar furúnculos, espinhas e eczema. O cominho também ajuda a eliminar toxinas do corpo de forma natural; com isso, haverá também uma redução das rugas, tornando a pele suave e macia.
- Reduz o estresse e insônia: O cominho ajuda na indução do sono. Ele é uma boa fonte de vitamina B, e óleos essenciais com efeitos hipnóticos, que ajudam a melhorar a qualidade do sono.
- Bom para infecções: O cominho tem propriedades antissépticas e antimicrobianas. Essas propriedades melhoram a imunidade do corpo. Contém vitamina C e ferro, que evitam infecções.
- Previne a anemia: Por conter ferro, ele ajuda na formação de hemoglobina e eritrócitos no sangue. Hemoglobina ajuda na transferência de oxigênio a diferentes partes do organismo, evitando fadiga e tonturas.
- Ajuda na digestão: O cominho estimula o fígado a produzir bile, que facilita a digestão, ajuda a eliminar gordura e melhora absorção de nutrientes.
- Fortalece os ossos: O cominho fortalece os ossos, pois contém nutrientes como cálcio, vitaminas A, potássio, magnésio e compostos estrogênicos que ajudam a tratar a osteoporose.
Chá de Cominho
- O chá de cominho é recomendado em situações desde uma desintoxicação do organismo, até o tratamento de transtornos digestivos.
Como preparar o chá?
O chá de cominho pode ser feito tanto com as folhas como as sementes.
Receita:
- 2 colheres de sopa de cominho
- 400ml de água
- 1 colher rasa de café de sal do Himalaia
- Suco de ½ limão
Ferva a água e depois de apagar o fogo coloque o cominho, mexendo um pouco e deixando a mistura descansar por 10 minutos. Coe e após isso, coloque o sal e o suco de limão. Misture bem. Tome ainda quentinho.
Óleo Essencial de Cominho
- O óleo essencial de cominho é extraído a partir de sementes secas, bem como esmagadas através de um processo de destilação a vapor.O óleo essencial de cominho é útil para aquecer e ajuda a aliviar dores musculares e a osteoartrite. No sistema digestivo, age como estimulante, reduzindo a cólica, dispepsia, flatulência, inchaço e indigestão. Para o sistema nervoso, é um tônico e tem um efeito benéfico sobre as dores de cabeça, enxaqueca e exaustão nervosa. O óleo essencial de cominho é um ótimo relaxante ajudando nos casos de insônia.