Com 324 mortes e 11.865 casos de Covid-19, governo de RO acha que descobriu a fórmula mágica e vai reabrir comércio
Governo de Marcos Rocha pretende atender o chamado ‘setor produtivo
No último domingo, 14, foram registrados em Rondônia 15 novas mortes causadas pelo Covid-19. O total de óbitos pela doença no estado chegou a 324. O número de infectados pela Covid-19 também subiu: há 11.865 confirmações até o momento. Os dados também constam no balanço do Ministério da Saúde.
Mesmo assim, com números que só aumentam, o governador Marcos Rocha optou por adotar uma fórmula elaborada pelo “setor produtivo” e pretende implantar “adequações nos parâmetros da estratégia ‘Todos por Rondônia’, estabelecida por meio do Decreto n° 25.049, de 14 de maio 2020, que determinou medidas de distanciamento social e cuidados sanitários para o enfrentamento à pandemia do coronavírus em todo o Estado”.
Traduzindo, o governo pretende autorizar a reabertura do comércio, usando uma fórmula que simplesmente não funciona. É como se nada disso tivesse sido tentado no mundo, e Marcos Rocha e o “setor produtivo” acha que em Rondônia vai dar certo. A mesma Rondônia que, no domingo, a Polícia Militar foi chamada para acabar com uma aglomeração de mais de 100 pessoas que estavam em uma cachoeira como se nada estivesse acontecendo.
O novo decreto libera:
- Restaurantes, lanchonetes, sorveterias e outros comércios do gênero com consumo no local (cada cliente pode ficar por até duas horas, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas e abertura de portas e janelas);
- Porto Velho Shopping (menos a praça de alimentação);
- Salões de beleza e barbearias;
- Lojas de eletrodomésticos, de bens de informática;
- Lojas de confecções (sem provador de roupas e calçados);
- Todos os estabelecimentos que já estavam permitidos na fase 1 do plano de ação;
- Transporte rodoviário intermunicipal e os demais serviços de transporte público ou particular, coletivo e individual.
Porto Velho é a região com o maior número de infectados: são 7.438 confirmações. Depois vem Ariquemes (730), São Miguel do Guaporé (555) e Guajará-Mirim (689). Anotem esses números, daqui a 30 dias, falamos sobre quem tem razão, o governo de Rondônia e o “setor produtivo”, ou todos os governos do resto do mundo.
MAIS LIDAS
Nome de operação da PF contra Lulinha incomoda entorno de Lula
Os nomes do PT que correm por fora para suceder Lula
Cármen, Kassio e Toffoli serão "fiéis da balança" em sessão sobre Moraes
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)
Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .