Cardiologista aponta os riscos da cerveja para a saúde do coração

16 de fevereiro de 2026 22

Entre as bebidas alcoólicas mais ingeridas pelos foliões no Carnaval, consta a cerveja. A opção fermentada oferece “diversos riscos à saúde”, principalmente para o sistema cardiovascular, conforme explica o cardiologista Roberto YanoO médico salienta que o álcool “age” no coração e nos vasos sanguíneos.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o especialista em estimulação cardíaca artificial destaca que o álcool presente na cerveja contribui para o aumento da pressão arterial e favorece alterações no ritmo cardíaco, como arritmias. Ele argumenta que o consumo da bebida pode “enfraquecer o músculo cardíaco ao longo do tempo”.

Cardiologista aponta os riscos da cerveja para a saúde do coração - destaque galeria

4 imagens

O consumo da cerveja favorece o aumento da pressão arterial

A cerveja tem carboidratos simples na composição

Ingerir a bebida alcoólica está associado ao ganho de peso e ao aumento da inflamação sistêmica, fatores que elevam o risco de doenças cardiovasculares

O cardiologista acrescenta a respeito do consumo regular da cerveja ter relação com o ganho de peso e aumento da inflamação sistêmica. “São fatores que elevam o risco de doenças cardiovasculares”, frisa. Yano detalha que a bebida, além de conter álcool, integra carboidratos simples com potencial de desencadear picos glicêmicos.

“O alto valor calórico favorece o acúmulo de gordura abdominal, associado a maior risco cardiovascular”, pontua o médico. Ele complementa que, em algumas versões, as bebidas trazem na composição sódio e aditivos capazes de impactar na pressão arterial. “A ingestão frequente também pode alterar o metabolismo lipídico”, cita.

De acordo com o especialista, consumir bebidas alcoólicas constantemente aumenta os triglicerídeos, isto é, a gordura no sangue. Roberto Yano menciona que tomar cerveja de forma exagerada tem ligação com condições de saúde, a exemplo de doenças hepáticas, distúrbios gastrointestinais e prejuízos cognitivos.

SimpleImages/ Getty ImagesGrupo de 4 pessoas brinda com copos de cerveja - Metrópoles

O cardiologista apontou os riscos do consumo da cerveja para a saúde do coração

Fonte: Marina Ferreira Claudia Meireles