Biden sobre tiroteio na Flórida: "Não há espaço para supremacismo branco"

28 de agosto de 2023 183

Um jovem branco, de 21 anos, matou três pessoas negras (uma mulher de 52 anos, um  semiautomática, pouco antes das 14:00 locais (15:00 em Brasília) de sábado, numa loja perto da Universidade Edward Waters, universidade historicamente negra. O atirador suicidou-se no local.

Joe Biden, num comunicado hoje divulgado e citado pela agência EFE, expressou as suas condolências e explicou que as autoridades federais abriram uma investigação ao ataque, que tratam como "um possível crime de ódio e de extremismo violento".

O presidente norte-americano apontou que o crime aconteceu no mesmo dia em que comemorava o 60.º aniversário da marcha em Washington contra o racismo, na qual o reverendo Martin Luther King Jr. proferiu o seu histórico discurso "I have a dream" (tenho um sonho, em português).

"Temos que dizer, de maneira clara e contundente, que não há espaço para o supremacismo branco nos Estados Unidos. Devemos negar-nos a viver num país onde as famílias vão a uma loja ou à escola com o temor de serem assassinadas devido à cor da pele", defendeu Joe Biden.

Além disso, o chefe de estado salientou que: "o silêncio é cumplicidade e não devemos ficar calados".

O atirador deixou no local escritos que levaram as autoridades a acreditar que o crime foi cometido por se tratar do quinto aniversário de um outro tiroteio em Jacksonville, num torneio de videogame, no qual morreram três pessoas, incluindo o atirador.

Antes do ataque, o atirador tinha tentado entrar na Universidade Edward Waters, mas um segurança impediu-o, porque não quis identificar-se.

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL