Vorcaro será ouvido pela CPMI do INSS apenas após o Carnaval

4 de fevereiro de 2026 27

Após reunião entre o presidente da CPMI do INSS, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), e o ministro do STF Dias Toffoli, ficou definido que o banqueiro Daniel Vorcaro só será ouvido pela comissão após o Carnaval.

Mais cedo, a defesa do empresário havia pedido o adiamento ou a flexibilização do depoimento. A solicitação foi apresentada antes do encontro entre Viana e Toffoli.

O depoimento do dono do Banco Master estava previsto para esta quinta-feira (5/2). O caso envolvendo a instituição tramita no STF sob relatoria do ministro Dias Toffoli, em inquérito conduzido pela Polícia Federal (PF).

Um integrante da CPMI, sob reserva, disse à coluna que a decisão foi tomada porque Vorcaro demonstrou disposição em prestar esclarecimentos. Segundo esse relato, caso o depoimento fosse mantido nos moldes inicialmente previstos, o banqueiro poderia recorrer ao Supremo por meio de um habeas corpus para permanecer em silêncio.

Com isso, a avaliação é de que o depoimento seja realizado em um momento posterior, após o Carnaval. “Ele demonstrou vontade de falar. É importante que tudo isso seja feito na base do diálogo”, afirmou o membro da comissão.

Fonte: Pablo Giovanni