VEREADOR AMALEC DA COSTA (PSDB) VAI À DEFENSORIA PÚBLICA PEDIR REPAROS AS LESÕES SOFRIDAS PELO CONSUMIDOR POR CONCESSIONÁRIA FORNECEDORA DE ENERGIA ELÉTRICA EM ARIQUEMES

30 de outubro de 2019 863

Cobrança indevida, consumidores com dificuldades para acessar informações e corte de fornecimento de energia elétrica, troca de relógio de energia irregulares são alguns dos problemas levantados pelo Vereador Amalec da Costa (PSDB), fatos suficientes para que o representante do povo de Ariquemes fosse até a defensora pública municiado de um oficio e um relatório consubstanciado fornecido pelo PROCON solicitando que a Instituição entre no caso em defesa do consumidor.  

Amalec debateu como o Coordenador da Defensoria Pública Dr. Wilson os problemas recorrentes   de fornecimento, cobrança e atuação da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Ariquemes.  

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Durante a conversa Dr. Wilson, explanou que diariamente a Defensoria tem demanda relacionada a problemas com a Energisa.

“Eu posso apontar aqui, tirando especificamente a questão do aumento no valor da fatura, que ocorre corte de energia elétrica por dívidas pretéritas, o que já é repudiado pelos Tribunais de Justiças, inclusive pelos Tribunais Superiores“, destacou uma das demandas.

O defensor também informou ao Vereador que atendeu ao Memorando nº 68/2019/GAB/DPERO, disponibilizando ao Dr. Hans Lucas Immich Defensor Público Geral do Estado um relatório contendo todas as demandas ajuizada pela Defensoria de Ariquemes contra a Concessionária Energisa, chegando a 24 (vinte e quatro), ações.

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O vereador Amalec enquanto representante político do município de Ariquemes esboçou uma grande preocupação ao Coordenador Dr. Wilson no sentido de se faça um requerimento urgente para que a Energisa informe quantos termos de recuperação de consumo ela fez cobrando dos consumidores débitos retroativos e quantos cortes realizados. Na concordância Dr. Wilson enfatizou que todos esses cortes feitos por recuperação de consumo acima de 90 dias são procedimentos ilegais e isso pode se transformar numa Ação Civil Pública.

Amalec aproveitou a oportunidade e pontuou, ainda, outra prática irregular praticada pela empresa de fornecimento de energia elétrica.

“Muitos consumidores que estão com a conta atrasada fazem o parcelamento da dívida, porém o valor é cobrado junto a conta atual numa mesma fatura. O consumidor não tem opção de pagar a parcela de forma separada. Neste caso, ocorre uma soma de valores e o usuário acaba novamente não conseguindo quitar o débito. O valor total fica tão alto, que é praticamente impossível de pagar”.

Demandas de atendimento na área do consumidor são diárias na Defensoria Pública de Ariquemes. Algumas delas são crianças, idosos e pessoas com deficiência que ficam meses sem o fornecimento de energia elétrica pelo não pagamento de dívidas passadas.

“Embora esteja prestando esse serviço essencial, adequado, transparente e eficiente, a Defensoria constata que a empresa atua de forma deficiente e afronta os princípios da concessão do fornecimento de um serviço essencial - para nossa vida”, analisa o defensor.

Dentre os problemas os dados fornecidos na fatura também ferem o direito de informação do consumidor.

 Nesse caso específico apresentado pelo Vereador Amalec a Defensoria Pública pode estudar a possibilidade da propositura de uma Ação Civil Pública em defesa dos direitos do consumidor que fica a entendimento da Defensora responsável pela área Civil.

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