Sucessão municipal em Cacoal tem ritmo de tartaruga, sem coligações candidatos a vereança não devem temer os “bons de votos”, Nazif organiza o PSB no interior do Estado
Cacoal – A movimentação política no município está tranquila no que se relaciona a sucessão municipal. As eleições de outubro próximo, ainda, não mobilizaram a maioria dos políticos de Cacoal. Hoje a prefeita Glaucione Rodrigues (MDB) está tranquila na sua busca pela reeleição. Ela é pré-candidata, mas por enquanto, somente o nome do deputado estadual Adailton Fúria (PSD-Cacoal) está sendo comentado com mais intensidade como pré-candidato a prefeito este ano. Fúria foi derrotado por Glaucione nas eleições de 2016, mas se elegeu deputado estadual em 2018 e hoje tem uma estrutura melhor e mais abrangente para disputar a ocupação do Palácio do Café a partir de 2021.
Coligações – É importante que a pessoa que pretenda disputar cargos eletivos nas eleições de outubro deste ano saiba, que não haverá coligações partidárias. A mudança ocorreu devido à falta de valorização do partido, utilizado em grande parte para negociações escusas e não como composições político-partidárias. Os chamados “puxadores de votos” levavam consigo integrantes da coligação com votação inexpressiva, eleitos pelo quociente eleitoral. Hoje eles continuam importantes, mas são dispensáveis, pois o fundamental são vários nomes com potencial de votos.
Eleitos – A partir das eleições deste ano, no caso das proporcionais (vereadores) só assumirão os mais votados, desde que a sigla atenda a cláusula de desempenho individual, que estabeleceu que um candidato precisa ter um número de votos igual ou maior do que 10% do quociente eleitoral (o resultado da divisão do total de votos válidos da eleição pelo número de vagas). Agora, os campeões na preferência dos eleitores só ajudarão a eleger integrantes de suas próprias siglas e estes precisarão de uma quantidade mínima de votos.
Ônibus – Até parece implicância, mas não é. Como está a situação da licitação para escolha da empresa que atenderá o transporte coletivo urbano de Porto Velho? A licitação foi aberta no início deste mês e a municipalidade se “fechou em copas” sobre o assunto. Enquanto isso os usuários já enfrentaram greve dos motoristas e cobradores por atraso de salários, 13º e outros benefícios, que não estavam sendo cumpridos pelos diretores do Consórcio SIM. O sistema parou por vários dias e só retornou, porque a justiça determinou a reativação imediata, por ser um serviço de utilidade pública, uma concessão municipal.
PSB – Aproveitando o período de recesso na Câmara Federal, o deputado Mauro Nazif (PSB), que já foi prefeito de Porto Velho e deputado estadual em várias legislaturas percorre o interior do Estado. No giro pelo interior, Nazif reúne as lideranças do partido (ele é presidente do diretório estadual) visando organizá-lo para as eleições de outubro. Nazif é sempre citado quando o assunto é a sucessão municipal em Porto Velho e que ocorrerá nos demais municípios brasileiros. Questionado não confirma, mas também não desmente. Ocorre que ele é o principal elo do servidor público federal em Rondônia e sua permanência em Brasília é fundamental para a categoria. Mas como em política nada é definitivo...
Respigo
A próxima sexta-feira será feriado municipal em Porto Velho. Comemora-se aniversário de instalação do município +++ O Ministério Público (MP) de Rondônia esteve na manhã de hoje (22) na Assembleia Legislativa (Ale) desenvolvendo a Operação Dissimulação. O MP investiga pagamento indevido de tratamento dentário ao deputado Marcelo Cruz (PTB-PVH) +++ Em dezembro último a PF durante 15 dias acampou em Rondônia realizando diversas operações envolvendo políticos, empresários e servidores públicos e, segundo informações em breve retornará ao Estado em uma operação monstra +++ O empresário de Vilhena, Jaime Bagatolli, que foi candidato ao Senado em 2018 está organizando o novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança para o Brasil em Rondônia. Na próxima sexta-feira Bagatolli comandará reunião no Hotel Golden Plaza, em Porto Velho, a partir das 15h e estão sendo convidadas lideranças estaduais e a comunidade em geral a participarem.
MAIS LIDAS
Dólar ronda R$ 5,60 após dados de emprego dos EUA; Ibovespa sobe
Gaeco investiga esquema que movimentou R$ 316 milhões na Novacap
