Sem necessidade de comprovar residência, vacinação em São Paulo pode causar grande fluxo migratório para a cidade

Com a decisão do governador João Doria de vacinar qualquer brasileiro que esteja em São Paulo na época da vacinação, em janeiro, o perigo é uma migração em massa para lá — bem verdade que transitória. Corre o risco de ultrapassar, por um breve período de tempo, os dois maiores fluxos migratórios da história recente do país.
O primeiro é mais antigo: empurrados pela seca, três milhões de nordestinos, segundo o último censo, de 2010, migraram para São Paulo. O mais recente foi em direção ao Centro-Oeste, cuja população é 30% oriunda de outros estados, segundo a Pnad de 2008.
Em tempo...
Essa confusão é resultado do casamento do negacionismo do presidente Jair Bolsonaro em relação à Covid-19 com a incúria do atual ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello.