Saneamento Básico em Ariquemes perdeu relevância dada a atuação da concessionária Águas de Ariquemes do grupo Aegea

5 de março de 2022 340

Incrível, mas verossímil, a prefeitura de Ariquemes iniciou, ainda em 2011, um novo processo de concessão do sistema de água e esgoto da cidade, onde após muitas discussões e pendengas judiciais a antiga concessionária estatal, Caerd, deu lugar, no final de 2015, à empresa Águas de Ariquemes, do grupo Aegea.

Pois bem, todos os políticos da cidade tiraram fotos e propagaram o plano municipal de saneamento, que em 5 (cinco) anos a cidade já teria 50% da rede de esgoto em operação e melhorias no atendimento de expansão no sistema de água.

E aí no curso do sétimo ano do contrato (2022), nenhum metro da rede de esgoto está em operação. E em algumas ruas do Setor Três foram colocados canos, mas a obra foi paralisada, já há mais de três anos. E para piorar, nenhum metro quadrado da estação de elevação e da estação de tratamento foi construído.

As últimas notícias referentes ao contrato de concessão é que a concessionária quer prorrogação de contrato e também prorrogação do prazo de conclusão das obras do sistema de esgoto, se especula que o prazo almejado seja de cerca de 8 anos.

Resumindo, a empresa quer continuar operando o sistema de água, que é um sistema que tem seus investimentos já maduros, agora só dá bons frutos, digo, altos lucros. E a empresa não fez os investimentos no sistema de esgoto nos primeiros cinco anos, quer postergar ainda mais a aplicação dos investimentos, o que na análise de viabilidade e equilíbrio econômico financeiro do contrato, teve todos os índices de avaliação e performance do contrato, até então, lá para cima, elevando o lucro da operação da empresa e do Grupo Aegea.

É uma sangria de recursos da população, pois a tarifa de água aumenta todo ano e não há a compensação, para o usuário e a comunidade, pelo desequilíbrio financeiro e econômico do contrato que beneficia somente a empresa.

Agora justificando o título da matéria e voltando ao início desta matéria, 2011 início do novo processo de concessão. Em 2022 pedem mais 8 anos. Isto quer dizer que em 2030, se Deus, só ele, ajudar, teremos uma parte da cidade com rede de esgoto operando, só dezenove anos depois do movimento inicial (2011).  Assim se perdeu a relevância. A empresa Águas de Ariquemes e o Grupo Aegea perderam juntos a sua credibilidade.

Esse contrato de concessão já passou da hora de ser cancelado. E de novo, só os políticos (prefeita e vereadores) podem fazer isso. Bem como manter essa situação, como já vêem mantendo. O executivo e o legislativo municipal são também coautores e responsáveis por essa situação! É uma vergonha!

Enquanto isso e para complicar mais, tem alguns proprietários de imóvel urbano jogando esgoto na rede fluvial da cidade, como nos casos na Avenida Canaã do Setor 01, também nas imediações do Ig Shopping e a rotária das Avenidas Jk e Jamari com Avenida Capitão Silvio. Quando chove é que o fedo é grande. Cadê a fiscalização da prefeitura?

Fonte: Jornalismo QueNotícias.