Rejeição a uma nova candidatura de Lula recua na Genial/Quaest

17 de julho de 2025 28

Os sinais de recuperação da popularidade do governo mostram reflexos positivos para Lula na disputa eleitoral do ano que vem, aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17. O índice de pessoas que dizem que o presidente não deveria se candidatar à reeleição caiu de 66% em maio para 58% agora em julho.

O levantamento foi feito de 10 a 14 deste mês, no auge da polêmica em torno do tarifaço de Donald Trump, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Entre os eleitores mais à direita, mas não bolsonaristas, os que entendem que Lula não deveria concorrer caíram de 95% para 88%. No nicho dos não-petistas, mas com perfil à esquerda, a taxa de quem apoia a reeleição saltou de 61% para 72%.

Quanto a Bolsonaro, 65% diziam em maio que ele deveria apoiar outro candidato. Agora, são 62%.

O cenário dos herdeiros do legado bolsonarista se mantém embolado. Tarcísio de Freitas é o mais citado como o candidato ideal da direita em 2026, com 15% (eram 17% em maio). Michelle Bolsonaro tem 13%, ante 16% da pesquisa anterior. Eduardo Bolsonaro cresceu de 4% para 8%.

Ainda sobre quem Bolsonaro deve apoiar à direita, Michelle é a favorita quando são considerados somente eleitores bolsonaristas, com 33% (eram 22%). Tarcísio tem 20% da preferência (eram 33%) e Eduardo, 22% (eram 9%).

Fonte: Guilherme Amado e Tatiana Farah