PSB e Podemos unidos para disputar a prefeitura da capital, Lucivaldo eleito prefeito de Candeias do Jamari, Melkinho ou Rosani concorrem à Prefeitura de Vilhena
Candeias – Com um índice de abstenção elevado o prefeito interino, Lucivaldo Fabrício (DC) venceu a eleição suplementar realizada no último domingo (7) em Candeias do Jamari. Lucivaldo, que era presidente da câmara de vereadores assumiu a prefeitura com a cassação do ex-prefeito, Luiz Ikenohuchi (DEM), que era vice e estava no cargo, após a morte do ex-prefeito, Chico Pernambuco (PSB), eleito em 2016 e assassinado em março de 2017. No mandato 2016/20 Lucivaldo é o quarto prefeito a assumir o cargo. Ele foi eleito com 4.374 votos (35,67%). Valteir Queiroz (PMN) foi bem votado e obteve 3.923 votos (35,67%) e ficou em segundo lugar. O ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PR) somou 2.663 votos (24,21) e Paulo Cadilak (PSTU) 38 votos (0,35%).
Candeias II – O município tem quase 17 mil eleitores e somente 11.380 compareceram às urnas e 5.595 deixaram de votar (32,96% de abstenção). Lucivaldo teve o apoio do grupo liderado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Lindomar Garçon, que muitos julgavam que estava “morto” politicamente, mas demonstrou que, ainda, está com fôlego eleitoral no município onde iniciou a sua vida pública. Lucivaldo, que é jovem e sem vícios dos políticos tradicionais (Garçon e Cia.) tiver condições de fortalecer Candeias e dar um Norte para a administração municipal poderá até se reeleger no próximo ano. Ele recebeu a confiança do povo, agora a expectativa é que faça a sua parte na saúde, educação, saneamento básico, estradas rurais, valorizar o servidor público.
Podemos/PSB – A saída do ex-governador Daniel Pereira do PSB, para assumir a presidência regional do Solidariedade em Rondônia não foi um ato comum. Daniel, que deixou de concorrer à reeleição a governador do Estado em 2018, após assumir o cargo em abril do mesmo ano, vago, porque Confúcio Moura (MDB), foi candidato –vitorioso– ao Senado em outubro último, porque tinha compromisso de apoiar o senador Acir Gurgacz (PDT), que não conseguiu registrar a candidatura preara sua candidatura a prefeito de Porto Velho em 2020.
Podemos/PSB II – O presidente do diretório regional do PSB, deputado federal Mauro Nazif, que já foi prefeito de Porto Velho está fechado com o jovem deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado, para a disputa da Prefeitura de Porto Velho em 2020. Léo disputou a prefeitura em 2016 e foi derrotado pelo atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB) em eleição atípica, mais ou menos como a do governador Marcos Rocha (PSL), quando o povo demonstrou que queria mudança. Rocha também contou com o fenômeno Bolsonaro, que facilitou a eleição ao governo. Com Mauro indicando o vice de Léo Moraes, Daniel ficaria fora da disputa direta, por isso a mudança para o Solidariedade. Quem viver verá...
Donadon – Em Vilhena a Família Donadon bota fé que a ex-prefeita, Rosani deverá ter condições legais para disputar a prefeitura nas eleições municipais (prefeito e vereador de 2020. Ela foi eleita em 2016, mas teve o registro da candidatura cassado em abril de 2018, quase dois anos depois das eleições. Foi marcada eleição suplementar e Rosani tentou, mas não conseguiu registrar a candidatura e foi eleito o atual prefeito, Eduardo Japonês (PV). Caso Rosani não consiga legalidade para concorrer no próximo ano, a bola da vez é o filho do casal Rosani/Melki, o jovem Melkinho. A família já teve Melki prefeito em Colorado do Oeste e Vilhena e os irmãos Natan, que já foi deputado federal e Marcos, estadual. A mulher de Marcos, Rosângela foi reeleita em 2018 à Assembleia Legislativa (Ale).
Respigo
O bicho está pegando e aumentando a cada dia a violência e a criminalidade. A propriedade rural de um cidadão, que também é dono de uma empresa de segurança foi invadida no início da noite de domingo (7) oito elementos armados +++ Renderam as pessoas que estavam na casa e levaram um trator Valtra, um caminhão caçamba MB, pá carregadeira caterpillar, caminhão caçamba MB, caminhão MB muck, motocicleta Titan 150cc, furadeiras, maquita, motosserra, celulares. A criminalidade continua desafiadora e coloca em xeque a segurança da população +++ O trânsito de Porto Velho é sempre motivo de críticas na coluna e isso não ocorre por acaso. A sinalização é deficiente, a fiscalização não existe, orientação zero e apenas a indústria de multas funciona com eficiência. Um exemplo da falta de responsabilidade dos membros da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran +++ No cruzamento das ruas Elias Gorayeb com a Calama, região das mais movimentadas da capital não tem nenhuma placa de cruzamento preferencial, no caso seria a Calama, para quem vem no sentido bairro/centro O problema é que a Elias é preferencial da Costa e Silva até a Calama e só não ocorreu acidente grave por sorte.
MAIS LIDAS
Dólar ronda R$ 5,60 após dados de emprego dos EUA; Ibovespa sobe
Gaeco investiga esquema que movimentou R$ 316 milhões na Novacap
