Projeto de lei do Vereador Renato Padeiro prevê meia-entrada para doadores de sangue e isenção de taxa.
O vereador Renato Padeiro (PDT) apresentou a Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a prefeitura a instituir a meia entrada em eventos artísticos, cinematográficos, culturais e esportivos para doadores regulares de sangue; bem como a isenção da taxa para quem for prestar concurso no município de Ariquemes.
Segundo o vereador, o projeto tem como objetivo incentivar e fidelizar a prática da doação de sangue no município, tendo em vista que o direito à “meia entrada” seria concedido somente para aqueles que, comprovadamente, estejam cadastrados no HEMOCENTRO, e que sejam doadores regulares.
“Dessa forma, o Hemocentro de Ariquemes conseguiria manter a quantidade ideal de sangue para atender a nossa população, principalmente nos períodos mais críticos do ano, como feriados prolongados, por exemplo”, explica Renato.
Caso seja aprovado, o direito à meia entrada passará a valer em todos os locais públicos de cultura, casa de diversão, espetáculos, cinemas, praças esportivas e eventos de esporte e lazer do município de Ariquemes, como também a taxa de isenção.
A meia entrada corresponde a 50% (cinquenta por cento) do valor do ingresso cobrado, sem restrição de data e horário. Pela lei, são considerados doadores regulares de sangue toda pessoa registrada no Hemocentro de Ariquemes e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado, sempre identificados por documento oficial expedido pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo o vereador, essa medida já tem sido adotada por alguns estados e municípios, como forma de estimular a prática da doação de sangue.