Prefeito de Porto Velho e deputada federal parceiros, Assembleia Legislativa abre trabalhos legislativos, onde estão os respiradouros de combate a Covid-19?

19 de fevereiro de 2025 136

 Legislativo – Oficialmente a Assembleia Legislativa (Ale), abriu os trabalhos do ano tendo como presidente o deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), que comanda pelos próximos dois anos a Mesa Diretora da Casa do Povo. Na sessão solene também marcaram presenças o governador Marcos Rocha (União), o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) Miguel Raduan, membros da Defensoria Pública Vitor Hugo, e do Ministério Público (MP) estadual Marcelo Lima de Oliveira. Redano é presidente da Ale-RO pela segunda vez (já ocupou o mesmo cargo no biênio 2021/2022) e está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. O presidente Redano argumentou sobre as divergências naturais ente os Poderes. “Divergimos naturalmente, cada um tem a sua ideologia, cada um tem a sua percepção. Mas algo que muito me alegra é saber da união do Parlamento, dos Poderes, para resolver os problemas da população que, mais precisa de políticas públicas”.

Parceria - “Foi uma conversa muito proveitosa e onde tratamos de diversos assuntos de interesse de Porto Velho. A população espera que a classe política possa trabalhar em conjunto e nos colocamos à disposição do prefeito Léo Moraes, para ajudar a capital, dentro das nossas possibilidades enquanto parlamentar”, disse a deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO), após encontro no Palácio do Relógio, na capital. Após se eleger nas eleições municipais de outubro de 2024, Leo, antes de assumir, esteve em Brasília mantendo contato com os representantes de Rondônia no Congresso Nacional (senadores e deputados), já em busca de apoio para sua futura administração. Sílvia Cristina disse que “é importante que possamos construir uma agenda propositiva. O prefeito nos apresenta suas demandas, para que possamos avaliar a possibilidade de atendê-las, contribuindo com a gestão, para que a população seja beneficiada”. A parlamentar, quando não está em Brasília percorre os municípios que são favorecidos com suas emendas mantendo contato com prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

Respiradouros – Durante o período de combate a Covid-19 em Rondônia, que matou muita gente não somente no Estado, mas no Planeta, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), adquiriu centenas de respiradouros, que custaram fortunas não somente para o Estado, mas também a municípios, que adquiriram o equipamento. Em recente reunião realizada no Estado, de uma entidade de representação social, um dos participantes questionou sobre a situação, perguntando: “onde estão as centenas de respiradouros, que foram adquiridos pelo Estado e inúmeras prefeituras para o controle e combate à Covid-19”? Foi um silencio geral e todos ficaram se entreolhando com ar incrédulo. Alguém ligado à Sesau e a prefeituras que compraram os respiradouros sabem onde eles estão? Ou o que foi feito deles?

Consultas – Foram retomados pela Prefeitura de Porto Velho os serviços oftalmológicos, que há quase um ano estavam desativados no município, após a contratação de médicos oftalmologistas para atender no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Já estão agendadas 150 pessoas para os exames e, até o final do mês, serão atendidas mais 350 pacientes, alguns na fila de espera há mais de um ano. Segundo secretário de Saúde do município, Jaime Gazola, quando assumiu o cargo no início deste ano, 1.200 pacientes estavam na fila aguardando por uma consulta oftalmológica. Com o setor organizado, agora estão sendo atendidas 84 pessoas por semana com expectativa de zerar a fila até junho. “Claro que novos pacientes vão entrar nessa fila diariamente, mas nosso compromisso e prioridade é garantir que todos os pacientes que estão esperando, há mais de um ano, sejam atendidos o quanto antes”, explicou Gazola.

Pesquisas – Até o final do ano os institutos de pesquisas poderão realizar e publicar pesquisas de opinião pública sobre eleições. Já a partir de 1º de janeiro de 2025 elas devem ser registradas até cinco dias antes de os prazos de divulgação. Pesquisas a serem divulgadas em ano eleitoral devem ser registradas, conforme prevê a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). A divulgação de pesquisas eleitorais sem o registro prévio das informações na Justiça Eleitoral acarretará ao infrator multas de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00, além de constituir crime e o responsável pode ser punido de seis meses a um ano de detenção e multa.

Respigo
Hoje (19) estamos completando nove dias da demissão pelo governador Marcos Rocha (União) do chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. Apesar de a importância do cargo, que responde pelas ações políticas de governo, Rocha não se manifestou sobre quem ocupará o cargo, mas as especulações são muitas +++ No dia 21 (sexta-feira) o violinista Filipe Dost estará se apresentando em Ji-Paraná junto com os professores do Projeto Orquestra em Ação. No repertório músicas brasileiras, clássicas e internacionais tendo como local o Auditório Leila Barreiros, no Bairro Dom Bosco. +++ Solange Gurgacz, esposa do ex- (vice-governador e deputado estadual) Airton Gurgacz, do Orquestra em Ação está entre os organizadores do evento. A entrada é gratuita ao público a partir das 20h +++ Crescem os comentários nos bastidores da política na capital e no interior sobre uma parceria Hildon Chaves (PSDB), ex-prefeito de Porto Velho, hoje presidente da Associação Rondoniense dos Municípios-Arom e o prefeito-reeleito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD). Seria uma dupla na disputa pelo Governo do Estado nas eleições gerais de 2025, caso seja efetivada, difícil de ser batida +++ A ainda teríamos a esposa de Fúria, Joliane, como candidata a deputada federal. Ela concorreu à Câmara Federal em 2022 e, mesmo sem nunca ter ocupado cargo eletivo foi a sexta mais bem votada com 24.483 votos, não se elegendo devido a legenda.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)