PAÍS NO QUAL AS CONTAMINAÇÕES E MORTES POR COVID MAIS CRESCEM, BRASIL LOGO CHEGARÁ A MEIO MILHÃO DE ÓBITOS.

3 de abril de 2021 348

Se você, caro leitor, já está chocado com os números da pandemia divulgados aqui no Brasil, prepare-se para tomar um susto: a situação é muito pior do que você imagina, conforme se constata numa excelente reportagem de Matheus Magenta para a BBC Brasil

As revelações são estarrecedores, daí eu recomendar enfaticamente sua leitura integral (acesse-a aqui). Como aperitivo, fiz uma síntese de alguns trechos. 

O Brasil concentra um terço das mortes diárias por covid no mundo, mesmo tendo somente 2,7% da população mundial. Além disso, morreu mais gente (66.573 óbitos) em março no Brasil, que tem 212 milhões de habitantes, do que na pandemia inteira (64.571 óbitos) em 109 países cujas populações, somadas, totalizam 1,6 bilhão de habitantes.

 

Oficialmente, o Brasil acaba de encerrar março com um total de 321 mil mortos por covid-19 durante a pandemia. Mas registros hospitalares brasileiros apontam que o número de pessoas que morreram em decorrência de casos confirmados ou suspeitos da doença no país pode já ter passado de 443 mil.

Tal número foi divulgado em 1º de abril por Leonardo Bastos, estatístico e pesquisador em saúde pública que lidera os trabalhos efetuados pela Fiocruz em parceria com o Observatório Covid-19 BR, (do qual participam cientistas de instituições como a USP, UFMA, UFSC, MIT e Harvard).

As estimativas apontam que, na presente semana, morreram 4.000 pessoas/dia no Brasil por casos suspeitos ou confirmados de covid em hospitais do país. 

E a tendência é que a situação continue piorando. O Imperial College de Londres aponta que a taxa de contágio do país atualmente está em 1,12. A pandemia só recua quando esse número fica abaixo de 1.

Projeções do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos, apontam que é bastante provável que o pior cenário se concretize e o Brasil passe de 516 mil mortos por covid até 9 de maio.

A subnotificação, entretanto, aponta que isso pode ocorrer já em abril, caso a situação não melhore. (CL, baseado em informações da BBC Brasil)

Postado por 

Fonte: CELSO LUNGARETTI
A VISÃO DEMOCRÁTICA (POR CELSO LUNGARETTI )