Os carros mais seguros (e os menos seguros) do Latin NCAP em 2018
Avaliado em janeiro pelo Latin NCAP (leia aqui), o três volumes derivado do Polo é atualmente um dos carros mais seguros do mercado brasileiro, com cinco estrelas na proteção para adultos e crianças. Dotado de airbags laterais em todas as versões, o Virtus forneceu proteção considerada “boa” ou “adequada” aos passageiros adultos nos impactos frontal e lateral.
Recém-lançado no Brasil (confira aqui a avaliação), o SUV médio japonês Eclipse Cross foi testado em junho pelo Latin NCAP. Recebeu cinco estrelas na proteção dos ocupantes adultos, mas apenas três na proteção do passageiro infantil. A explicação para a nota relativamente baixa está em deslizes como a ausência de um interruptor para desativação do airbag do passageiro e a sinalização “fora do padrão” impedindo o uso de uma cadeirinha de bebê no assento dianteiro.
O sedã médio feito na Argentina foi um dos últimos modelos avaliados pelo Latin NCAP no ano (leia aqui) e levou quatro estrelas na proteção de adultos e crianças. A estrutura do Cruze foi considerada estável, mas a proteção para o tórax do motorista foi apenas “marginal” e a sinalização do Isofix “não cumpre” os requisitos estabelecidos pela organização que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina.
Também com quatro estrelas na proteção de adultos e crianças, a Fiat Toro obteve pontuação pouco inferior ao Chevrolet Cruze (leia aqui). Ausentes no carro avaliado, os airbags laterais fizeram falta no impacto lateral, já que a proteção ao tórax do motorista foi considerada “marginal”. A sinalização do Isofix também foi criticada pelo Latin NCAP.
A Ford aproveitou a reestilização do compacto para instalar reforços estruturais no modelo. O resultado foram as três estrelas na proteção de adultos e quatro estrelas na proteção do ocupante infantil, obtidas pelo Ford nos testes realizados em setembro (leia aqui). Mesmo com as melhorias, o carro avaliado (sem os airbags laterais e de cortina, disponíveis apenas nas versões de topo) forneceu proteção “fraca” ao tórax do passageiro adulto no impacto lateral.
Reavaliados pelo Latin NCAP (leia aqui) após receberem reforços na estrutura, os compactos Onix e Prisma garantiram três estrelas para adultos e crianças. Sem contar com airbags laterais ou de cortina nem na versão mais cara, o modelo forneceu proteção “fraca” ao tórax do passageiro adulto no impacto lateral. Já a proteção para o passageiro infantil foi prejudicada pela ausência do interruptor para desativar o airbag do passageiro e pela sinalização do Isofix “fora do padrão”.
Com estrutura considerada instável, o Sandero recebeu pontuação “pobre” (a pior possível) na proteção do tórax do motorista, nos impactos frontal e lateral (leia aqui). Já na proteção do ocupante infantil, a ausência do Isofix foi um dos fatores que prejudicaram o desempenho do modelo.
Testado em julho, o hatch da marca japonesa teve a estrutura considerada “instável”, com proteção “pobre” ou “marginal” para o tórax e os joelhos dos ocupantes dos bancos da frente (leia aqui). Já na proteção do ocupante infantil, a ausência do Isofix e o mau desempenho de alguns dos assentos recomendados pelo fabricante prejudicaram o desempenho do March.






