Nomes expressivos de prefeitos na disputa pelo/Governo do Estado, Leo e Affonso estariam descartados, Senado e Câmara Federal no projeto de vários

17 de julho de 2025 28

Candidatos – Na coluna de quarta-feira (16) um dos assuntos em pauta foi a possibilidade de prefeitos reeleitos e eleitos em 2024 concorrerem a cargos públicos nas eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). Destacamos que dois prefeitos dificilmente concorrerão, justamente nos dois maiores colégios eleitorais de Rondônia, a Capital, Porto Velho e Ji-Paraná, que elegeram os prefeitos Leo Moraes (Podemos e Affonso Cândido (PL). Leo já foi vereador em Porto Velho, deputado estadual e federal. Renunciou o comando do Detran-RO para disputar as eleições a prefeito e se eleger. Affonso também foi vereador, presidente da câmara e renunciou ao cargo de deputado estadual, após se eleger prefeito. 

Candidatos II – A possibilidade de concorrer a cargos eletivos em 2026 estaria fora dos planos de ambos, pois teriam que renunciar em abril do próximo ano, seis meses antes das eleições. Certamente teriam forte rejeição do eleitorado, que deram a ambos 4 anos de mandato nas eleições municipais de 2024. Mas temos ótimos prefeitos-reeleitos, que estão se preparando para entrar na disputa de cargos eletivos em 2026. Dentre eles Flori Cordeiro (Podemos), de Vilhena, nome forte do partido no interior, e com plenas condições de enfrentar as urnas com sucesso. Informações dão conta, que Flori estaria disposto a concorrer à Câmara Federal, mas o presidente regional do partido, o prefeito de Porto Velho, Leo Moraes, já disse, publicamente, que ele poderá ser o candidato do Podemos a governador nas eleições do próximo ano. 

Candidatos III – Prefeito-reeleito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), com mais de 83% dos votos válidos é sempre citado como candidato à sucessão estadual. Ele também não nega, que pretende alçar degraus mais elevados na política e uma candidatura a governador não estaria descartada. Recentemente esteve reunido com o deputado federal Fernando Máximo (União), que deverá mudar de partido na próxima janela eleitoral. O assunto foi uma dobradinha visando as eleições estaduais de 2026 tendo Máximo na cabeça e Fúria de vice. Dias após o encontro de Máximo e Fúria, o prefeito declarou, publicamente, que tem pretensões de candidatar-se a governador e não a vice. A parceria não estaria descartada, mas quem seria o candidato a vice? As apostas estão abertas. 

Candidatura IV – Reeleita em Ariquemes com 82 votos a mais de a candidata segunda colocada, (Marlei Mezzomo (PP), nas eleições de 2024, Carla Redano (União), está no segundo mandato e com amplas possibilidades de disputar cargos eletivos em 2026. É identificada com o eleitorado de Ariquemes e região, já foi vereadora, presidente da Câmara e é esposa do presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (Republicanos). O futuro político de Carla dependerá muito da caminhada de Redano. Se optar pela reeleição, Carla certamente concorrerá à Câmara Federal, mas existe a possibilidade de Redano chegar ao Governo do Estado, situação que deverá ser definida até o final do ano. Os bastidores estão carregados de conversas envolvendo o futuro político do governador Marcos Rocha e do vice, Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil, e Redano. Quem viver verá. 

Candidatura V – Há mais dois nomes relacionados a prefeito e ex em condições de entrar na disputa em 2026. Em Ouro Preto, Alex Testoni (União) foi reeleito em 2024 tem condições de disputar uma das oito vagas a federal, ou uma das duas a senador. Também não estaria descartada a sucessão estadual, pois estrutura política e econômica ele e seu grupo têm. Por enquanto, Testoni, que já foi deputado estadual não disse em nenhum momento, que pretende concorrer em 2026. Outro nome com plenas condições de sucesso à Câmara Federal é do ex-prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, que durante dois mandatos seguidos administrou o município. Seu nome é citado com regularidade como pretendente a uma das oito vagas à Câmara Federal. E com chances reais de sucesso. 

Respigo 
Assinatura de contrato de concessão de BR 364 entre o Consórcio 4UM/Opportunity e a Agência Nacional de Transportes Terrestre-ANTT ocorrerá na sexta-feira (18). Estão previstos trabalhos de restauração, duplicação de um trecho de 170 dos cerca de 700 quilômetros da ligação Porto Velho a Vilhena, terceiras pistas em pontos críticos, internet ao longo do trecho e cobrança de pedágio online +++ Atendendo solicitação de o deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), o governador Marcos Rocha (União) anunciou a pavimentação de 8 quilômetros da RO 494, trecho conhecido como Kapa 24 no município de Primavera de Rondônia. O deputado Jean Mendonça é parceiro do município e sempre procura atender as reivindicações do prefeito Lucas Nunes (PL) e dos vereadores Júnior Lanzani (PL), Fábio Pinheiro (MDB) e Lucinho (Luciano Rodrigues da Silva) da P1-PL +++ O investimento reflete o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do município. “Esta pavimentação impactará diretamente agricultores e moradores urbanos que dependem da via diariamente”, disse Jean Mendonça +++ A derrota (0x1) do Flamengo para o Santos na noite de quarta-feira (16), na Vila Belmiro foi mais uma prova que futebol não tem lógica. Time por time o Flamengo é infinitamente melhor, mas no campo o Santos, com Neymar em seus melhores momentos foi o vitorioso +++ O Flamengo lidera o Brasileirão com 27 pontos, junto com Cruzeiro e Red Bull Bragantino. e o Santos está em 13º, após a vitória contra o líder com 14 pontos. O Palmeiras empatou em casa (1x1) com o Mirassol e o Corinthians venceu (0x1) o Ceará mesmo jogando no reduto adversário.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)