Morreu Margarida, um dos falcões lisboetas que fazia sucesso no Facebook
Foi em 2012 que um casal de falcões escolheu uma janela em Lisboa para fazer o ninho e ver nascer as suas crias. Margarida e Zuzu foram os nomes escolhidos pelos proprietários, que receberam com entusiasmo os animais e decidiram partilhar nas redes sociais o dia a dia das duas aves.
Volvidos três anos, e já com mais de 24 mil seguidores, as notícias que nos chegam agora são tristes.
Margarida, com seis anos, foi "encontrada sem vida" no jardim.
"De acordo com alguns especialistas, com quem tive oportunidade de falar, não é fácil apurar as causas de morte só pelo vídeo. Se por um lado os sintomas que mostra são de um ovo preso, por outro lado esta situação é muito rara na vida selvagem (acontece mais em cativeiro). Outra hipótese é doença ou envenenamento (veneno para os ratos?), pode ler-se na página de Facebook dedicada às duas aves.
Há vários dias que os responsáveis pela página davam conta do comportamento estranho de Margarida, que suspeitavam ser sinal de que esta poderia não andar bem.
Entretanto, sabe-se que animal foi levado para a Faculdade de Medicina Veterinária, onde uma voluntária se prontificou a ajudar e a fazer uma necrópsia. Os resultados podem não ser, contudo, conclusivos.
Os donos da janela onde Zuzu e Margarida criaram o seu ninho garantem que vão manter a página nas redes sociais ativa, até porque pode haver a oportunidade de outro "casal nidificar ou mesmo Zuzu, caso encontre outra fêmea".
"Muito obrigado a todos pelo apoio durante estes seis anos", pode ainda ler-se.