Expansão do programa Gás do Povo entra na pauta de votação da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, incluiu na pauta de votações da Casa da próxima segunda-feira, 2, a Medida Provisória que amplia o programa Gás do Povo. A aprovação permitirá que o governo expanda a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha para 15 milhões de família, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas, em todos os municípios do Brasil.
Desde a última segunda-feira, 26, a distribuição dos botijões passou a ficar disponível em todas as capitais do Brasil. Desde novembro do ano passado, quando a primeira etapa do gás do povo entrou em vigor, apenas 10 capitais estavam sendo contempladas. Segundo o governo, a inclusão das outras 17 capitais incluiu no programa 950 mil pessoas.
A nova etapa também ampliou o número de pontos de troca. Uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa. No total, já são 10 mil pontos de vendas no Brasil, o que permite que todas as famílias beneficiadas tenham um ponto de troca a cada 2 km de sua residência.
Quem tem direito ao Gás do Povo
Para ser elegível, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter seu Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Além disso, é essencial que o CPF do Responsável Familiar esteja regular, e que o cadastro não apresente pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
No app “Meu Social – Gás do Povo”, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale e encontrar revendas credenciadas. Isso além do telefone e endereço de pontos credenciados, caso a pessoa queira ligar para o estabelecimento e tirar dúvidas.
Os beneficiários podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo nos seguintes canais:
- Aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” (do Governo do Brasil);
- Consulta do CPF do Responsável Familiar na página do Gás do Povo no site oficial do MDS;
- Portal Cidadão Caixa;
- Atendimento Caixa Cidadão: 0800 726 0207.
Outras pautas da Câmara
Também está pautado para ser votado na Câmara uma Medida Provisória que abre uma linha de crédito extraordinária de R$ 83,5 milhões para o Ministério da Agricultura. Para a terça-feira, 3, Motta colocou na pauta a votação de um projeto de criação de cargos nos Ministérios da Educação e da Gestão e Inovação.
A Câmara está de recesso até domingo, dia 1º. Na segunda, está prevista a sessão do Congresso Nacional para a retomada dos trabalhos legislativos.