Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais

6 de fevereiro de 2026 22

Ressuscitar ou proteger

Uma espécie de primo dos pombos que desaprendeu a capacidade de voar, o pássaro dodô foi considerado extinto há séculos e só conseguiu se manter vivo no imaginário das crianças como personagem de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Causou surpresa, devido a isso, a descoberta da sururina-da-serra na Serra do Divisor, cujas características, mais que a aparência recuperada do dodô, nunca fotografado, pois a fotografia só foi criada no século XIX, correspondem à descrição e aos hábitos do antigo pássaro.

A exemplo do dodô, a sururina, que pertence à família do inhambu, não teme o ser humano. E a exemplo de outras espécies da fauna amazônica, mal acaba de ser descoberta e descrita para os anais científicos e já está ameaçada de extinção.

Curiosamente, bem antes do anúncio da descoberta da sururina-da-serra, a Colossal Laboratories & Biosciences, uma startup de biotecnologia em Dallas (Texas, EUA) anunciou em 2023 que trabalhava em um projeto de trazer o dodô de volta à vida. A bióloga Beth Shapiro conseguiu recuperar informações detalhadas de DNA a partir de restos de dodôs de cinco séculos em um museu na Dinamarca. Inegavelmente é uma experiência interessante. Beth e seus colegas serão projetados como astros da ciência se conseguirem realizar esse feito, mas antes de tentar ressuscitar os mortos seria melhor proteger os vivos, caso da sururina.

.....................................................................................................

Na peleja

Vários governadores da região já estão confirmando a desincompatibilização em abril para disputar o Senado. São os casos de Wilson Lima, do Amazonas, Helder Barbalho, do Pará e Gladson Cameli, do Acre. Todos bem posicionados nas pesquisas para se dar bem, exceto Wilson Lima que tem concorrentes mais afiados. Em Rondônia o atual governador, Marcos Rocha ainda faz mistério sobre suas intenções. Recentemente se transferiu para o PSD onde assumiu o controle do partido e o mando do fundão eleitoral. Com tudo isto pode assegurar com tranquilidade uma vaga para a disputa, com sua esposa Luana Rocha pleiteando uma cadeira a Câmara dos Deputados e o mano Sandro Rocha uma vaga na Assembleia Legislativa.

Com as esposas

Pelo menos dois possíveis candidatos ao governo em Rondônia terão suas esposas figurando nas nominatas para disputar a Câmara dos Deputados. Trata-se do atual prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), com Joliane Fúria, bem cotada na região do café, e de Hildon Chaves (PSDB), com sua mulher, a deputada estadual Ieda Chaves (UB), que foi uma das parlamentares mais votadas a Assembleia Legislativa nas eleições passadas. Pelo que se sabe, os demais candidatos não terão esposas na disputa, casos do senador Marcos Rogério (PL), Expedito Neto (PT) e outros nomes igualmente cogitados para a eleição ao Palácio Rio Madeira.

Clãs políticos

Nos clãs políticos já formados em Rondônia é muito comum os prefeitos e deputados colocarem seus parentes nas pelejas eleitorais. Vejam os casos do ex-prefeito José Amauri, de Jaru que terá Cassia das Muletas na disputa a Assembleia Legislativa, do atual prefeito de Porto Velho Leo Moraes com seu mano Paulo Moraes Junior a deputado estadual; de Mariana Carvalho a federal com o maninho Mauricio a estadual, de Natan Donadon em Vilhena a federal com a cunhada Rosangela Donadon a reeleição a Assembleia Legislativa, da prefeita de Ariquemes Carla Redano, com o marido Alex Redano a reeleição na Assembleia Legislativa. E por aí vai, outros clãs também definindo as estratégias, como os Amorins em Ariquemes, os Expeditos – um a federal e outro a governador – na zona da Mata.

Vereadores x secretários

Constata-se uma guerra acirrada entre alguns vereadores de Porto Velho com atuais secretários municipais da gestão do atual prefeito Leo Moraes na disputa por cargos a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. As diferenças começam na própria municipalidade da capital, onde o prefeito Leo Moraes queria impor a vice-prefeita Magna na disputa de uma cadeira a deputada federal, enquanto ela e seus apoiadores evangélicos decidiram pela peleja de uma cadeira a Assembleia Legislativa. Os secretários do primeiro escalão disputando cargos eletivos a ALERO, desde Paulo Moraes Junior, mano do alcaide até o secretário de Saúde Jaime Gazola Filho, Vinicius Miguel e Euma Tourinho a federal.

Temas de campanha

Os políticos rondonienses não cansam de repetir temas de campanha em ano de eleições. Neste período eles começaram a falar de coisas que não andam nas instâncias superiores, como a emancipação dos distritos travada na Câmara Federal, igualmente o tema transposição dos servidores rondonienses aos quadros federais volta à baila, ressuscitando esperanças. Há mais de trinta anos se fala na emancipação de distritos pujantes, como Extrema e Tarilândia e de novas localidades como União Bandeirantes, apta para se transformar em município obedecendo a quase todos os critérios do IBGE – como  os quesitos demográfico e econômico.

Via Direta

*** Ao trocar a empresa concessionária da coleta de lixo em Porto Velho, a prefeitura local arrumou sarna para se coçar Agora uma nova troca, e mais disputas canibalescas *** Em Rio Branco a briga entre vereadores e secretários municipais atormentam o prefeito Tião Bocalon. Os edis querem seus salários equiparados aos membros do primeiro escalão, quase R$ 30 mil *** A polemica questão do pedágio na BR 364, que já inflacionou os preços nos supermercados e restaurantes na capital, acabou na justiça e não tarda a suspensão da cobrança volta a assombrar a população *** É importante que os governadores e as bancadas federais destes estados se unam para desfazer esta desgraceira. 

Fonte: CARLOS SPERANÇA
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br