Carta de Trump a Bolsonaro confirma Blog do CHA: risco de condenação dos golpistas apavora governo americano
Se risco não havia antes, ele agora é evidente – crédito ao próprio Trump. O resultado do julgamento dos golpistas, pela primeira turma do STF, vai repercutir fortemente nos EUA. Créditos para a intensidade da tentativa intervenção do presidente americano em questões judiciais brasileiras.
Antes, a coisa já prenunciava um ambiente sombrio para os grupos acusados de tentativa de golpe pelo procurador geral Paulo Gonet. Agora, a pirraça de Trump, internacionalmente repercutida, se estende também às perspectivas eleitorais da direita brasileira, tutelada por Bolsonaro.
Preocupado exclusivamente com a iminência da condenação e com a situação da família, o ex-presidente parece não perceber a angústia aos principais aliados – Tarcísio de Freitas à frente. Atarantado, o governador paulista vê agravar-se o risco de ver escapar por entre os dedos até a reeleição em SP.
As declarações de amor incondicional de Bolsonaro a Trump e as ameaças de “investigação” dirigidas ao Pix, que “prejudica as big techs americanas”. E até ao comércio paulista da 25 de março (???). Tudo isso pode resultar em algo com o que Lula e o PT nem mesmo poderiam supor em seus sonhos mais acalentados: o fim do bolsonarismo decretado pelo próprio Bolsonaro.
Em tempos de sucesso das “bets”, há quem especule sobre um resultado antes inimaginável para todo esse bafafá: o fortalecimento da chapa Lula – Alkmin. Arrisco-me a ir além: se a situação se mantiver após o julgamento do STF, previsto para setembro, as perspectivas de reeleição da dupla podem virar “pule de dez”. E não apenas isso: com um Congresso pelo menos um tanto mais “amigável”. Você não acredita? Então aposte contra e corra o risco!
MAIS LIDAS
Nas negociações do IOF, mercado se preocupa com a tributação do risco sacado
A má notícia do STJ a Sérgio Cabral, que teme volta à prisão
