Ato do 8/1: Esplanada amanhece com bloqueios e segurança reforçada

8 de janeiro de 2026 35

A Esplanada dos Ministérios amanheceu nesta quinta-feira (8/1) com bloqueios e esquema de segurança reforçado para a realização da cerimônia que relembra os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Desde as primeiras horas do dia, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atua no controle de acesso e no policiamento nos arredores do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A reportagem percorreu a região por volta das 7h e constatou trânsito controlado, presença de viaturas, além de grades e barreiras físicas em pontos estratégicos da Esplanada.

O movimento é considerado tranquilo, com circulação principalmente de funcionários que trabalham nas proximidades da Praça dos Três Poderes.

Ato do 8/1: Esplanada amanhece com bloqueios e segurança reforçada - destaque galeria

8 imagens

A operação prevê atuação integrada entre a SSP-DF e órgãos locais e nacionais do Sistema de Segurança Pública, com reforço na segurança da Praça dos Três Poderes.

De acordo com a pasta, o objetivo é ampliar o monitoramento e o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e intensificar ações preventivas, garantindo a tranquilidade do público e a plena realização do evento.

Na Praça dos Três Poderes, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) instalou uma estrutura de comando e controle, reforçou o policiamento ostensivo e mantém tropas especializadas em prontidão para eventual acionamento.

Poderão ser realizadas intervenções viárias conforme a necessidade, com eventuais bloqueios condicionados à avaliação de risco. O monitoramento pode incluir abordagens e revistas de mochilas.

O acesso ao local do evento será permitido apenas mediante credenciamento prévio. A orientação é que os participantes cheguem com antecedência para evitar filas.

Segundo o capitão da PMDF Edimar Oliveira, todas as pessoas que desejarem entrar na praça são direcionadas para a via N1, nas proximidades do Palácio da Justiça, onde ocorre a revista.

Outro ponto de acesso com revista foi montado no estacionamento lateral do STF. Entre os itens proibidos, estão objetos cortantes ou perfurocortantes, fogos de artifício e aerossóis.

Motoristas que vêm da Vila Planalto em direção ao Plano Piloto também encontram um ponto de bloqueio, sem possibilidade de seguir adiante. “Quem vier por baixo precisa retornar e acessar pela região do STF ou pela via N1”, explicou o capitão.

De acordo com a PMDF, os veículos são direcionados até a Avenida José Sarney, antes da Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. “Os carros poderão circular até ali. A Esplanada não será totalmente fechada”, afirmou.

O esquema de segurança conta ainda com helicóptero, reforço no policiamento e tropas de reserva mobilizadas em todos os batalhões da corporação. Há também ambulâncias do Samu próximas ao Palácio do Planalto para atendimento de primeiros socorros.

Fonte: Luisa Rany