Assessores do prefeito Leo Moraes nos Distritos, ex-prefeito de Ji-Paraná bem cotado à Câmara Federal, projeto sobre CNH acaba com obrigatoriedade de autoescola

30 de julho de 2025 34

Federal – Consulta popular realizada pelo jornalista-radialista, ex-vereador de Ji-Paraná, Edvaldo Gomes, do programa Eu na TV (TV Allamanda-SBT) demonstrou a liderança do ex-prefeito (dois mandatos seguidos), ex-deputado estadual, Jesualdo Pires, sem partido, sobre a preferência dos telespectadores com respeito as eleições do próximo ano, quando não estarão na disputa somente os cargos de prefeito, vice e vereador, que ocorreram em 2024. Entre três nomes que foram colocados à disposição dos telespectadores na enquete, Jesualdo despontou com mais de 50% de as intenções de voto. Jesualdo é realmente uma liderança consolidada não somente na região polarizada por Ji-Paraná, mas em todo o Estado. Em 2018 deixou a prefeitura para se candidatar ao Senado, não se elegeu, mais somou mais de 195 mil votos. Seu nome também é sempre lembrado para uma composição à sucessão estadual a governador ou a vice. Se filiar-se a um bom partido é um nome de destaque para ocupar uma das oito vagas à Câmara Federal a partir de 2027. Quem viver verá... 

Distritos – Importante a reunião de sábado 26) de secretários da Prefeitura de Porto Velho em Nova Mutum e no Distrito de Jaci-Paraná com pessoas das comunidades para saber dos problemas e sugestões. A Capital de Rondônia tem 13 distritos e, a maioria deles com plenas condições de emancipação, inclusive, com infraestrutura, população e arrecadação maior que muitos municípios brasileiros. Mais reuniões como a de Nova Mutum ocorrerão nas próximas semanas, para que seja elaborado com eficiência o Orçamento 2026, porque o deste ano foi preparado pela equipe do prefeito anterior, Hildon Chaves, presidente regional do PSDB. A matéria encaminhada pela área de Comunicação Social da prefeitura, assinada pela colega Jean Carla Costa, inclusive entrevistando as pessoas, valorizando as lideranças regionais como disse Enilson Souza: “a presença dos secretários ouvindo a gente de perto mostra compromisso com a população. Isso faz toda a diferença”. O povo sentiu a falta de o prefeito Leo Moraes (Podemos). 

CNH – Tramita no Congresso Nacional proposta de o Governo Federal eliminar a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação-CNH. Uma das justificativas do Ministério dos Transportes (MT) é que o alto custo do processo tem levado cerca de 20 milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação. Hoje para se conseguir a CNH são necessárias 45 aulas teóricas e 20 práticas, seguidas por exames finais. Não se consegue obter a primeira CNH sem investir valores acima de R$ 2 mil. Com o fim da obrigatoriedade de os futuros motoristas passarem pelas autoescolas, a expectativa do Governo Federal é de os interessados economizarem cerca de 80%. A pessoa poderá optar por instrutores particulares ou aprender por conta própria. Seria o fim das autoescolas? 

CNH II – A alegação principal que consta do Projeto de Lei 4474/20 do MT, é com o elevado número de pessoas que dirigem sem a CNH, hoje cerca de 20 milhões. São dados apresentados pelo MT, que demonstra a irresponsabilidade de 20 milhões de cidadãos que circulam pelas cidades e estradas sem documentação. Acreditamos que a obrigatoriedade das aulas teóricas é dispensável, mas seria –ou será– um abalo muito forte para os donos de autoescolas que investiram em equipamentos, pessoal qualificado e o mínimo de infraestrutura, exigência do MT. Também é necessário um prazo significativo para o projeto, caso seja transformado em lei, entre em vigor, para que os proprietários das autoescolas se acomodem. Uma informação importante relacionada à situação. No último final de semana foi realizada a Operação Lei Seca pelo Detran-RO em seis municípios (Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e Jaru). Foram realizadas 1.293 abordagens e, 110 deles estavam sob efeito de álcool, ou seja, bêbados. Do total, 33 não tinham habilitação. Os números são preocupantes. 

Solidariedade – A jornalista Acácia Cavalcante está passando por dificuldades e necessitando de ajuda. Ela enfrenta uma difícil situação no combate e controle de um câncer e, durante o tratamento sofreu uma parada cardíaca, agravando a situação, que já era difícil. Seu estado de saúde é delicado e ela precisa de ajuda espiritual, e financeira, não importa o valor, para poder comprar medicamentos, deslocamentos e receber um tratamento, no mínimo, digno, pois ele é caro e as despesas aumentam a cada dia. Quem tiver condições de ajudar, jornalista ou não, pode utilizar a chave Pix: (69) 9.9399.1435 em nome de Acácia Jussara Abreu de Siqueira Cavalcanti, conta do Nubank. Que Deus continue protegendo a todos e que a Acácia consiga superar a doença o mais rápido possível. 

Respigo 
Impressionante a pauleira que o deputado federal Fernando Máximo está levando em boa parte da mídia regional. É o preço de ter colocado seu nome como pré-candidato a governador em 2026 +++ É bom ele se acostumar, pois faz parte da política. Quem sai na chuva tem que se molhar +++ Nos últimos dias, quem está fora do noticiário cotidiano-político é o prefeito-reeleito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD). Mas engana-se quem acredita, que ela teria abandonado uma pré-candidatura a governador em 2026. Já surgiram boas parcerias, mas ele como vice, o que não é de seu agrado +++ O ex-prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União) há um bom tempo não aparece no noticiário político regional. Após deixar a prefeitura em janeiro deste ano, pois não conseguiu a reeleição em 2024, Isaú estaria formatando uma pré-candidatura a deputado estadual +++ Hoje temos o maior clássico do futebol paulista. Corinthians e Palmeiras se enfrentam na Arena corintiana a partir das 20h30 em jogo válido pela Copa do Brasil. 
+ Na hora de comemorar com os amigos, festas de aniversários, casamentos, datas importantes, não pode faltar o Chopp Corona, o melhor do Brasil.  

 

 

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)