Adesivo de vacina COVID-19 é melhor e mais rápido do que injeção em testes com camundongos
1 de novembro de 2021
174
As vacinas COVID-19 atualmente disponíveis são muito boas, considerando todas as coisas – mas sempre há maneiras de melhorar. Pessoalmente, gostaríamos que alguém inventasse uma vacina com gosto de chocolate, mas isso pode demorar um pouco por enquanto.
Outras pessoas, no entanto, têm preocupações mais legítimas (e não, não estamos falando dessas “preocupações legítimas”). A tripanofobia , ou uma fobia grave de agulhas, pode ser uma condição debilitante – que leva um em cada seis americanos a ficar heterossexual -up pular sua vacina anual contra a gripe. Mas uma nova vacina COVID-19 sendo testada pela Universidade de Queensland, Austrália, pode ter a resposta: ela vem como um adesivo, não uma agulha.
“É muito mais fácil de usar do que uma agulha”, explicou o Dr. David Muller, da Escola de Química e Biociências Moleculares da Universidade de Queensland. “Você simplesmente ‘clica’ em um aplicador na pele e 5.000 projeções microscópicas quase imperceptivelmente distribuem a vacina na pele.”
Em um artigo publicado hoje na revista Science Advances , Muller e equipe descreveram como a vacina patch protegeu com sucesso camundongos contra a exposição ao SARS-CoV-2 – o vírus que causa o COVID-19. Melhor ainda, a resposta imunológica desencadeada pelo adesivo foi mais forte do que a mesma vacina aplicada por agulha.
“Quando a… vacina é fornecida através do aplicador HD-MAP [adesivo] – ao invés de uma agulha – ela produz respostas imunológicas melhores e mais rápidas”, disse Muller. “Ele também neutraliza várias variantes, incluindo as variantes do Reino Unido e da África do Sul.”
Fóbicos de agulhas à parte, isso poderia ser um grande avanço para as pessoas em países pobres e em desenvolvimento, disseram os pesquisadores. A vacina usada no teste foi a candidata HexaPro da Universidade do Texas, desenvolvida na esperança de promover vacinas de baixo custo e amplamente distribuíveis. Pode ser armazenado em temperaturas de até 8 ° C (46,4 ° F), eliminando a necessidade de freezers especializados , e é feito em ovos, assim como as vacinas contra a gripe – ou seja, a infraestrutura para produzi-los já está estabelecida em todo o mundo.
“Estamos testemunhando disparidades sem precedentes no acesso à vacina COVID-19 em todo o mundo”, disse Ilya Finkelstein, um dos integrantes da equipe que desenvolveu o HexaPro, em um comunicado em abril. “Projetamos o HexaPro para … nos trazer um passo mais perto de abordar a grande disparidade no acesso à vacina .”
O sistema de distribuição de adesivos desenvolve essa missão ainda mais: as proteínas da vacina são estáveis no adesivo por até um mês a 25 ° C e uma semana mesmo em temperaturas de até 40 ° C, revela o jornal.
“Caso esta medida de estabilidade se traduza em estabilidade biofísica, isso representa uma melhoria marcante em relação a outras vacinas candidatas contra SARS-CoV-2”, explica o artigo. “Isso se presta bem a melhorias no transporte e entrega da vacina aos pacientes, especialmente em um contexto de“ última milha ”, onde a infraestrutura apropriada pode ser limitada. Isso é particularmente relevante para países de renda baixa a média … onde há uma necessidade urgente de facilitar a vacinação das populações contra a SARS-CoV-2. ”
Atualmente, quase exatamente metade da população mundial recebeu pelo menos uma dose da vacina COVID-19 – mas esse número está fortemente inclinado a favor de países de alta renda como os EUA. Enquanto três quartos dos canadenses e europeus já estão vacinados duas vezes – e um em cada dez britânicos já recebeu uma terceira injeção – cerca de 96% das pessoas em países de baixa renda ainda não receberam a vacina.
Agora que a vacina provou ser eficaz em ratos, a equipe espera iniciar os testes clínicos “o mais rápido possível”, disse Muller. Junto com a Vaxxas, a empresa que comercializou o sistema de distribuição de adesivos, os pesquisadores esperam que em breve possam aumentar a distribuição de vacinas em todo o mundo.
“Esses resultados são extremamente claros – a vacinação por HD-MAP produz respostas imunológicas muito mais fortes e protetoras contra COVID-19 em sistemas modelo do que por meio de agulha ou seringa,” disse David Hoey, presidente e CEO da Vaxxas. “A perspectiva de ter uma vacina de dose única, que poderia ser facilmente distribuída e auto-administrada, melhoraria muito as capacidades globais de vacinação contra pandemia.”
MAIS LIDAS
Saiba qual juiz autorizou operação que prendeu Vorcaro e afastou Paulo Henrique
JUDICIÁRIO
18 de novembro de 2025
Entenda operações do Master que levaram à prisão de Vorcaro
POLICIAL
19 de novembro de 2025
Fonte:
IFL Sciense – Fotos: Vaxas